CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais no Dia Internacional dos Direitos da Criança

Concelho celebrou o 29.º Aniversário da Convenção dos Direitos da Criança com várias iniciativas, desde a inauguração dos estendais com os desenhos dos habitantes mais novos do concelho, à entrega de prémios, apresentação de projetos e ainda a plantação de uma árvore.
Além dos Estendais dos Direitos da Criança, espalhados por todo o concelho, foram várias as ações preparadas pela Câmara Municipal de Cascais para assinalar a data.
 
Segundo a Convenção dos Direitos da Criança, as crianças/jovens têm “o direito de exprimir os seus pontos de vista” e a sua opinião sobre questões que lhe digam respeito”, conforme vem estipulado no artigo 12º e 13º do documento e através dos desenhos expostos nos estendais foi possível os habitantes mais novos do concelho demonstrarem a forma como vêm os seus Direitos. Já no Colégio dos Salesianos do Estoril, foi dia de receberem a apresentação do projeto Nós Propomos, projeto que tem sido apresentado nas várias escolas do concelho desde o inicio do mês e que pede aos jovens estudantes que apresentem ideias e projetos para a organização do território que os envolve. Este é um projeto nacional mas que em Cascais, o vencedor, vai mesmo ver o seu projeto ser implementado no concelho. 
 
Na Aldeia SOS de Bicesse também houve espaço para comemorar este dia com a plantação da primeira árvore do pomar. Esta árvore simboliza o início das obras de requalificação dos espaços verdes desta instituição de acolhimento que desenvolve programas de proteção para crianças e jovens que, por diferentes motivos, ficaram privados de cuidado parental. O artigo 19 da Convenção sobre os Direitos da Criança prevê exatamente que “O Estado tem obrigação de proteger as crianças contra todas as formas de maus tratos e estabelecer programas sociais para a prevenção dos abusos e tratamento de vítimas”. 
 
Já no agrupamento de Escolas Ibn Mucana foi apresentado o Produto Sub14, da Cascais Próxima, que é um pacote de mobilidade para os jovens residentes em Cascais que tenham até 14 anos. O pacote é mensal e gratuito, e abrange a rede de transportes públicos rodoviários do concelho assegurados pela Scotturb e pela Cascais Próxima. 
 
E para terminar o dia, o Auditório da Boa Nova acolheu a Entrega de Prémios da CONFAP-LEYA, “Escolas com Ideias Extraordinárias”, a várias escolas do concelho de Cascais. 
 
E, foi assim, que Cascais comemorou o 29.º aniversário da Convenção dos Direitos da Criança, documento que pode ler na íntegra aqui.  
 
FMC
 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0