CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais premiada pela 7ª vez como autarquia "Mais Familiarmente Responsável"

Cascais recebe pela sétima vez o galardão de "Autarquia + Familiarmente Responsável”. Um prémio atribuído pela tomada de medidas que facilitam a vida às famílias que vivem no concelho. A cerimónia de entrega decorreu ontem, 29 de novembro, no auditório da Associação Nacional de Municípios Portugueses, em Coimbra.

Pelas mãos do vereador Frederico Pinho de Almeida, Cascais alcançou a bandeira com palma. A “Bandeira Verde” pode assim voltar a ser hasteada, enaltecendo as boas práticas de um concelho que tem colocado as famílias no centro das políticas públicas.

“Pelo sétimo ano consecutivo, Cascais é distinguida com este galardão que muito nos orgulha porque reconhece um trabalho continuado em prol da família”, salienta Frederico Pinho de Almeida, vereador da Câmara Municipal e Cascais, acrescentando: a Câmara Municipal de Cascais continuará a desenhar e implementar políticas que apoiem as famílias, especialmente, os seus membros mais desprotegidos, os idosos e as crianças.”

Cascais distingue-se pelo conjunto de iniciativas promovidas que contemplam, por exemplo, programas de apoio a famílias em situação de conflito, parcerias com associações e entidades sem fins lucrativos para apoio a famílias em situação de maior vulnerabilidade socioeconómica, descontos na tarifa da água e na utilização de alguns equipamentos, promoção de atividades diversas para desenvolver em família, entre outras. 

Este ano, a autarquia cascalense é uma das 60 distinguidas, entre as 104 que responderam ao inquérito realizado pelo Observatório de Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR), num total de 308 municípios existentes no território nacional.

Neste questionário foram analisadas as políticas municipais relativas à família em 11 áreas de atuação:

1 - Apoio à maternidade e paternidade
2 - Apoio às famílias com necessidades especiais
3 - Serviços básicos
4 - Educação e formação
5 - Habitação e urbanismo 
6 - Transportes
7 - Saúde
8 - Cultura, desporto, lazer e tempo livre 
9 - Cooperação e participação social
10 - Facilitadores
11 - Medidas de conciliação entre trabalho e família (que analisa as boas práticas das autarquias com os seus funcionários em matéria de conciliação entre trabalho e família). A.M.

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0