CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais prepara resposta em cenários de catástrofe

O pavilhão do Dramático transformou-se em alojamento temporário de emergência

Como gerir situações de acidente grave ou catástrofe, em que seja necessário criar um alojamento temporário para colocar os cidadãos em segurança? Que tipo de apoio psicossocial se deve prestar à população nesses casos? Como assegurar a alimentação, cuidados básicos de saúde e apoio psicológico às famílias afetadas?

Estas e outras questões de ordem prática para a gestão de alojamento temporário de emergência de apoio à população (ZCAP) estão a ser abordadas numa ação de formação organizada pela equipa da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil que decorreu durante três dias em Cascais. Sendo que esta tarde de sexta-feira, 27 de janeiro, foi dedicada a exercícios práticos em que o Pavilhão do Dramático foi palco de uma simulação de catástrofe e transformado em alojamento temporário de emergência para a população. 

" Nunca sabemos quando é que somos confrontados com uma catástrofe que pode colocar em risco de vida os cidadãos, por isso em Cascais temos apostado em estarmos o mais preparados possível para qualquer eventualidade", referiu Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais que esta tarde assistiu ao desempenho em simulacro, das autoridades envolvidas nas operações em cenários de acidente grave ou catástrofe. 

"Quanto mais treinarmos as equipas nestes simulacros mais preparados estamos quando aconteça uma situação real", acrescentou o autarca, sublinhando que " o mais importante é aferir o que funcionou mal para podermos corrigir". 

O alojamento temporário de emergência é uma valência do apoio psicossocial em emergência, essencial para proporcionar ao cidadão individual e às famílias um local seguro para permanecerem, antes, durante e após um acidente grave ou catástrofe, onde é igualmente assegurada a sua alimentação e apoio psicológico de emergência.

Com esta formação é foi uma visão geral deste tipo de operação, com vista a assegurar a ativação, instalação e gestão de resposta coletiva de alojamento de emergência, ou seja, uma Zona de Concentração e Apoio à População (ZCAP), em cenário de acidente grave ou catástrofe. A formação teve igualmente uma componente prática de exercícios, assim como informações úteis para as entidades e organizações que apesar de não terem responsabilidades ao nível da instalação e gestão de uma ZCAP, irão apoiar a sua implementação e funcionamento, como “organização de apoio”.

São destinatários privilegiados desta ação os Serviços Municipais de Proteção Civil, os Serviços Municipais de Ação Social, organismos da Segurança Social, entidades ligadas à Saúde, IPSS e ONG, Forças Armadas, Autoridades Policiais e Bombeiros.

Pode consultar o MANUAL TÉCNICO DE APOIO À INSTALAÇÃO E GESTÃO DE ZONAS DE CONCENTRAÇÃO E APOIO À POPULAÇÃO aqui

 

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0