CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais | Primeiro município a aderir à DSPA – Associação Portuguesa de Ciência de Dados

Data Science no apoio à gestão do território em Cascais| Cascais é o primeiro município em Portugal a tornar-se associado institucional, membro da DSPA – DATA SCIENCE PORTUGUESE ASSOCIATION que visa potenciar a análise de dados para apoiar empresas e organizações a planear as suas decisões de forma mais eficiente e eficaz.
Para Cascais a inovação surge com o conhecimento do território e que esse advém em parte, da gestão da informação que ele produz, e de uma coleta de dados de múltiplas fontes. 
 
A DSPA propôs à Câmara Municipal de Cascais integrar os membros da associação porque valoriza e reconhece o empenho da autarquia em desenvolver projetos de utilidade pública no âmbito de Data Science na resolução de problemas que as cidades enfrentam atualmente.
 
A adesão da autarquia vai permitir gerar mais inovação em Cascais, uma vez que passa a integrar uma rede de especialistas que trabalham na ciência dos dados, incluindo universidades com as quais o município tem colaborado, como a Nova SBE e a Nova IMS), sendo uma ótima rede de aprendizagem, network, e conhecimento de novas ferramentas/plataformas de apoio à gestão, monitorização e planeamento estratégico da cidade.

Grandes empresas como a Amazon e a Netflix reconhecem a importância da data Science na gestão dos seus negócios. Os cientistas de dados fazem uso de grandes quantidades de informações recolhidas dentro das organizações e interpretam-nas para aumentar a eficiência e eficácia na tomada de decisões e consequentemente melhorar a qualidade de vida. 
 
A Ciência de Dados pode apoiar as empresas mas também as organizações a alcançarem a vanguarda da compreensão e extração de dados de valor numa variedade de contextos, como a saúde, educação, cidadania, mobilidade, ambiente.
 
Fundada no início do ano passado por um conjunto de pessoas a título individual, a DSPA - DATA SCIENCE PORTUGUESE ASSOCIATION, já conta com 300 associados, aparecendo como a primeira entidade do género no território nacional, enquanto rede organizada de empresas, academia, estudantes, entidades pública e indivíduos que entende de especial interesse no seu trabalho.
 
Guilherme Ramos Pereira, Diretor executivo da Data Science Portuguese Association, aponta a adesão da Câmara Municipal de Cascais à DSPA como um “manifesto benefício mútuo no âmbito de apostas concretas em áreas de atividade e negócio ligadas à economia da inovação e do conhecimento, ao empreendedorismo e indústrias criativas, e à economia social, entre outras.”
 
Para Miguel Pinto Luz, Vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, a adesão da autarquia a DSPA é "um marco muito importante para Cascais. O tratamento de dados que estão disponíveis atualmente no nosso Concelho é um passo fundamental no caminho da inovação e da melhoria de vida de todos nós. Com o respeito pela liberdade e individualidade de cada cidadão que vive, visita ou trabalha em Cascais, juntamo-nos a uma associação de prestígio internacional e que muito nos ajudará a continuar a conciliar as tecnologias com o dia-a-dia de todos. Porque primeiro estão as pessoas, não deixaremos de apoiar e facilitar a vida das pessoas e das organizações em Cascais.”

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0