CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais promove “Segurança na Serra”

Ações de sensibilização nas zonas habitacionais em perímetro florestal

Antecipando a época mais propensa a fogos florestais, estão a decorrer ações de sensibilização para o risco de incêndio rural, junto da população residente no perímetro do Parque Natural Sintra-Cascais. Estas ações contam no terreno com equipas do Serviço Municipal de Proteção Civil e a participação da GNR, Bombeiros de Alcabideche e Junta de Freguesia de Alcabideche.

Este sábado foi a vez de as equipas percorrerem as ruas, de porta a porta, numa relação de maior proximidade para com os habitantes das povoações de Malveira e Janes, assim como os estabelecimentos comerciais existentes nas respetivas zonas. Foram distribuídos vários folhetos sobre medidas de autoproteção a adotar em caso de incêndios florestais, com dicas para defesa de pessoas e bens. Algumas dessas medidas, entre outras, são: a limpeza de vegetação e corte de árvores na envolvência da casa; a definição de faixas de proteção em redor da casa; distanciamento das copas das árvores, evitar a acumulação de madeiras ou outros materiais inflamáveis que devem estar acondicionados em compartimentos isolados; limpar as calheiras dos telhados; guardar ferramentas úteis para o combate a incêndios em zonas seguras; ou instalar pontos de água em volta do terreno das casas.

“Estas medidas de proteção são fundamentais, pois se tivermos um risco de incêndio que se possa iniciar na zona sul da encosta da Serra de Sintra, a probabilidade de esse incêndio chegar às localidades de Malveira e Janes, rapidamente, é um perigo efetivo”, refere Rui Ângelo, Diretor do Serviço Municipal de Proteção Civil, acrescentando que “ é preciso que o incêndio possa passar sem se transformar num incêndio urbano”. Assegurar que em redor das casas tudo esteja limpo, sem material combustível, assim como fechar os estores e colocar toalhas molhadas nas caleiras das janelas e das portas em caso de incêndio, são algumas dicas simples, mas essenciais. que podem salvar vidas e bens.

Durante a ação de sensibilização foi também informada a população de que na época critica de incêndios florestais, de 1 de junho a 30 de setembro, devem abster-se de praticar determinadas ações num passeio ou em trabalho, nos espaços rurais ou florestais. Tais como, não fazer queimas nem fogueiras; não lançar foguetes; levar os alimentos já preparados em caso de piquenique; não fumar nem deitar fora fósforos ou cigarros quer para o chão, quer pela janela dos automóveis. Algumas destas práticas são mesmo proibidas durante o verão e alvo da instauração de coimas.

Estas ações de sensibilização fazem parte do Ciclo da Proteção Civil, no âmbito da qual, os residentes em aglomerados populacionais no interface urbano-rural, mais concretamente, nas povoações: Malveira da Serra, Janes, Zambujeiro, Figueira do Guincho Biscaia, Almoinhas Velhas, Atrozela, Cabreiro e Murches são sensibilizados para os riscos de incêndio rural e as respetivas medidas de autoproteção a adotar.

Sobre o Ciclo da Proteção Civil | Lançada pela Câmara Municipal de Cascais, em fevereiro de 2023, a iniciativa “Ciclo da Proteção Civil”, pretende capacitar os munícipes para a adoção de comportamentos e respostas adequadas perante o risco. Mais informações aqui 

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0