CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais recebeu em festa atletas dos Jogos Special Olympics

Cascais recebeu hoje em festa no Mercado da Vila os Atletas Especiais que vão participar na quarta edição dos Jogos de Portugal Special Olympics que se realizam entre 24 a 27 de Outubro, nos Salesianos de Manique.

Centenas de atletas participaram na cerimónia de abertura do evento a cargo do Special Olympics Portugal e da CERCICA, com o apoio da Câmara Municipal de Cascais e do Instituto Português do Desporto e Juventude. O ponto alto da cerimónia foi a chegada da “Torch Run” e o desfile de todas as delegações (e instituições) na presença do secretário de Estado do Desporto e da Juventude, João Paulo Rebelo, do presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, Comité Olímpico Portugal, representando por Maria Machado, Presidente do Special Olympics Portugal, José Dias Ferreira, Presidente da CERCICA, Pedro Alarcão, e outras entidades ligadas ao desporto e pessoas com deficiência.

“Somos uma terra de campeões e campeãs e vocês só vêm enriquecer ainda mais o nosso município”, disse o presidente da Câmara de Cascais às centenas de atletas presentes na cerimónia. “Temos a certeza de que só se perde quando se desiste e, portanto, se nunca se desistir nunca se perde”, sublinhou.

Carlos Carreiras destacou ainda a importância do desporto para tornar os jovens melhores cidadãos, mais ativos, mais preparados e “campeões da vida”.

Por seu lado, o Vereador Nuno Piteira Lopes manifestou o “orgulho e honra” por Cascais ter sido escolhido para organizar a 4ª edição do Special Olimpics e poder ter tantos atletas que vão durante quatro dias praticar varias modalidades de onde poderá sair, inclusivamente, os campeões que vão representar Portugal no Special Olimpics a nível europeu.

“Cascais tem apostado muito na vertente do Desporto inclusivo, nas mais diversas modalidades, desde o rugby ao surf, do futebol ao ténis ou ao basquete em cadeira de rodas”, realçou o autarca com responsabilidade neste pelouro.

Na ocasião, o Secretário de Estado do Desporto e da Juventude, João Paulo Rebelo, disse que estes jogos “celebram de facto a diferença”, mas sobretudo a “construção de um caminho de igualdade de oportunidades, independentemente de crenças religiosas, cor de pele ou circunstâncias físicas para que todos possam praticar desporto”.

Durante quatro dias, o Concelho de Cascais vai receber 157 Atletas, de 18 instituições nacionais que acreditam e apostam na promoção do desporto junto das pessoas com deficiência, integrando-as num enquadramento técnico de competição adequado. Em prova vão estar quatro modalidades - atletismo, futsal, basquetebol e natação -, nas instalações dos Salesianos de Manique.

A CERCICA - Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Cascais existe há 42 anos no concelho de Cascais para promover, de forma sustentada e num contexto profissional de excelência, a qualidade de vida e a inclusão das pessoas com deficiência intelectual e incapacidades. S.R.S.

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0