CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais requalifica galeão tradicional centenário

A requalificação e modernização da embarcação "Estou para Ver" segue o modelo de construção tradicional e caracteriza-se por uma profunda intervenção estrutural .

O galeão “Estou para Ver” está a sofrer uma profunda requalificação e vai voltar a navegar na orla costeira de Cascais atém ao final deste ano, após um longo interregno provocado pela deterioração da embarcação centenária.
Os trabalhos de requalificação da embarcação, considerada Património Marítimo Histórico-Cultural, por ser o único exemplar de um galeão à vela e remos, que completou um século este ano, decorrem num estaleiro naval na Moita.
Adquirido em 2003 pela Câmara de Cascais, o galeão, que em tempos remotos operou como transportador de sal, no rio Sado, faz parte da história do concelho, e visa proporcionar à população e aos turistas um contacto mais próximo com a orla costeira do concelho.
A embarcação “Estou Para Ver” pertence à família dos galeões do sal e foi construído em 1920 para a pesca da sardinha e convertido em 1940 para o transporte de sal no Sado, atividade que realizou até ao final dos anos 70.Devio às suas qualidades náuticas, alguns galeões foram adaptados à navegação de recreio, resistindo ao fim do ciclo do sal.
Em 1972, o galeão “Estou Para Ver” foi adquirido por um cidadão francês e a embarcação navegou para a Bretanha onde recebeu o seu primeiro motor e convés de proteção. Em 1987 regressou a Portugal e foi reconstruído por um particular.
A atual requalificação e modernização do "Estou para Ver" segue o modelo de construção tradicional e caracteriza-se por uma profunda intervenção estrutural que contempla o desmantelamento da cabine, convés e costado, substituição das cavernas, roda de proa, sobrequilha e quilha, e substituição da cabine, entre outros aspectos.
Para além destas tarefas complexas, a embarcação será dotada de um motor para permitir que possa operar comercialmente transportando até 40 passageiros e tripulação.
Ao mesmo tempo, a embarcação será apetrechada com equipamentos indispensáveis de navegação, comunicação e segurança.
Aquando da aquisição da embarcação, o Município de Cascais quis contribuir para a conservação do património marítimo deste ex-libris e valorizar as práticas e tradições culturais, ligadas ao mar, com acesso a todos.
A requalificação da embarcação foi tornada possível através do apoio financeiro da União Europeia que contribuiu com 85% do custo total orçado em 493 mil euros.

A conclusão dos trabalhos deverá acontecer em setembro deste ano. S.R.S.

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0