Está aqui
Cascais reúne comunidade educativa

Na reunião de preparação do novo ano letivo a comunidade escolar de Cascais ficou a saber que os diversos agrupamentos de escolas vão ser reforçados com mais quatro dezenas de assistentes operacionais. “É importante dizer que o rácio nas nossas escolas já era superior ao rácio estabelecido pelo Ministério da Educação”, lembraria o vereador Frederico Pinho de Almeida.
Esta reunião contou com a presença dos representantes da comunidade escolar do concelho e teve ainda a presença do presiden6e da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, do vereador do pelouro, Frederico Pinho de Almeida e da Delegada de Saúde Ana Paula Sousa Uva.
Ana Paula Sousa Uva lembrou a necessidade de, em matéria de saúde, “manterem-se todas as regras que estavam preconizadas até aqui, ou seja, a lavagem e higienização das mãos, a etiqueta respiratória, o uso correto da máscara, a limpeza e desinfeção das superfícies e o distanciamento social”.
Mas a Delegada de Saúde de Cascais alerta ainda para o que foi constatado no ano anterior em matéria de contágio do COVID-19: “Os contágios geralmente não eram feitos nas escolas, mas sim na comunidade” apelando assim para uma maior atenção da comunidade para este problema, designadamente estando alerta a qualquer sintoma, “qualquer que ele seja”, reforça Ana Paula Sousa Uva, “devem ficar em casa, não ir à escola”, assim como, caso um adolescente ou criança tenha um familiar em sua casa que apresente um sintoma, não deve ir à escola até que a suspeita seja debelada através da testagem. “Isto faz toda a diferença depois no número de contactos de alto risco que podemos ou não vir a ter nas nossas escolas”.
A Delegada de Saúde de Cascais alerta ainda para a importância da vacinação, responsável pela redução de óbitos provocados pelo vírus e pela redução do número de internados em cuidados intensivos.