CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais sabe o que quer do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)

Município quer PRR ao serviço de concelho mais competitivo, solidário e pujante.

No preciso instante em que foi oficializada pela presidente da União Europeia Ursula von der Leyen a aprovação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), apresentado por Portugal, Cascais está em condições de garantir que tem um plano e uma estratégia para se candidatar a parte dos 16,6 mil milhões de euros ao dispor do país.

A estratégia está desenhada, os projetos escolhidos. Cascais está alinhada com os objetivos da UE no que diz respeito à transição energética, ao cuidado com as ameaças das Alterações Climática, à Digitalização da Economia e Administração Pública e ao reforço da Mobilidade verde.

O município quer que o PRR seja um instrumento ao serviço de uma visão de um concelho mais competitivo, mais solidário, mais pujante. A primeira parte do trabalho está assim feita. Por isso, envolvendo vários departamentos e unidades camarárias, o seu plano para execução de fundos do PRR é caracterizado por uma visão transversal do concelho e, sobretudo, virada para os setores que verdadeiramente criam prosperidade para o maior número. Grosso modo, Cascais apresentou cerca de 370 milhões de euros em projetos que atravessam um conjunto de eixos vitais.

Habitação

Com 160 milhões de euros inscritos, a política pública de habitação é uma das áreas onde a autarquia investiu mais energia. O município inscreveu no PRR um total de 779 fogos do seu programa de habitação. O Bairro Marechal Carmona é o ponto focal desta ambiciosa agenda. Objeto de um plano de reconversão urbana, o Bairro terá 502 fogos onde os atuais residentes terão condições de habitabilidade condignas, mas também as famílias jovens e de classe média irão viver. Outras polos importantes de intervenção são a Encosta da Carreira (110 fogos), Sassoeiros (52), Pólo da Adroana (59), Bairro Calouste Gulbenkian (44) e Fontaínhas (12). Contas feitas, 160 milhões de euros que servirão centenas de famílias da classe média, idosos e jovens.

Educação

A educação, para onde serão canalizadas 54% das verbas, surge como um outro pilar. Esta percentagem é bem reveladora da importância que a autarquia lhe atribui enquanto elevador social. Do bolo de 112 milhões de euros, destacam-se 15 milhões de euros dedicados a programas de digitalização, que passam pela aquisição de software educativo e de gestão de última geração, pelo melhoramento das redes de wi-fi e aquisição de equipamentos eletrónicos para alunos e professores.

Mobilidade

Outro eixo de desenvolvimento estratégico para Cascais é a mobilidade e a transição energética - instrumentos críticos no combate às alterações climáticas. Quinze milhões de euros é a verba que se pretende alocar à construção de uma estação de produção e carregamento de hidrogénio, ao alargamento da frota de autocarros a hidrogénio nos transportes públicos do concelho, na democratização do acesso a postos de carregamento elétrico e ao uso inteligente da energia e modernização de toda a iluminação pública.

Ambiente, Saúde, Apoio Social e Infraestruturas

A proteção das florestas será contemplada com uma verba 3,6 milhões de euros, para projetos que incluem a integração de sistemas de videovigilância contra incêndios no Parque Natural Sintra Cascais.

A saúde, com investimentos de monta na modernização da prestação do serviço e no alargamento do acesso, nomeadamente com o programa de teleconsultas gratuitas 'Vida Cascais", será objeto de investimentos na ordem dos 13,7 milhões de euros - sobretudo na infraestruturação. Para as respostas sociais de apoio à família prevê-se 5,5 milhões de euros para a construção de três novas creches e requalificação de outras seis. Para infraestruturas, Cascais reserva 43 milhões de euros que cobrem reconversão de património histórico, construção do novo centro de comando e controlo da cidade inteligente (o cérebro da cidade inteligente e digital), alargamento da rede de ciclovias, novo terminal ferroviário em Cascais e outras intervenções de grande impacto ao nível da qualificação urbana.

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0