CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

"Cascais Smart Pole" rumo à neutralidade carbónica

Primeiro laboratório vivo de descarbonização de Cascais

O Município de Cascais, a academia e as empresas nacionais e internacionais juntaram-se para criar um projeto promotor do desenvolvimento sustentável e para um futuro neutro em carbono.

"Cascais Smart Pole" é um laboratório inovador onde a economia circular, a agricultura urbana, as energias renováveis, a mobilidades sustentável, a arte e os espaços verdes estão em comunhão e formam um polo centrado nas pessoas, descarbonizado, resiliente às alterações climáticas e que promove um ambiente urbano sustentável. 

O Cascais Smart Pole By NOVA SBE será um espaço de experimentação, em que a interação e participação de todos permitirá caminhar no sentido da neutralidade carbónica. O projeto pretende, assim, concretizar a ambição de atingir a neutralidade carbónica na área piloto na Quinta de São Gonçalo, Bairro da Torre e Campus da Nova SBE em Carcavelos.

"O Cascais Smart Pole é o primeiro exemplo do que é atuarmos em meio urbano para a descarbonização e combatermos as alterações climáticas, reduzindo a pegada ecológica de todos", referiu João Dinis, responsável pela ação climática na Cascais Ambiente que acrescentou ser este um projeto " que vai combinar um conjunto de soluções inovadoras que ajudam as famílias a reduzir a sua pegada na produção de resíduos, na mobilidade, na produção energética, entre outro conjunto de soluções que nos permite a todos ter aqui uma mudança mais amiga do ambiente".  

Por conseguinte, o objetivo último deste laboratório é analisar e atuar para que todos os que dele fazem parte (residentes, turistas, alunos, e visitantes) reconheçam o impacto das suas ações. Para tal, é importante o envolvimento de todos os cidadãos e partes interessadas na tomada de decisão e na implementação de projetos-piloto, que resultarão na redução da pegada de carbono individual e da comunidade, quer através da mudança de comportamentos, quer pela participação em soluções que direcionem a comunidade para a neutralidade carbónica.

Cascais foi um dos sete projetos selecionados pelo programa Legrand a nível nacional. " O nosso projeto foi considerado pioneiro e vamos ter aqui uma oportunidade de trabalharmos diretamente com o cidadão, ou seja, todos os municípes de Cascais vão poder frequentar os nossos workshops e usufruir, diretamente, na sua habitação, das soluções que o consórcio e as empresas parceiras vão oferecer e com isso vão-nos ajudar a desenvolver estas novas tecnologias", destacou, ainda, João Dinis.

o Cascais Smart Pole será desenvolvido através de nove atividades principais interligadas entre si ao longo de 36 meses:

  •  Caminho para a Neutralidade Carbónica, através da análise dos padrões de emissões de GEE de todos os cidadãos e parceiros para se definir o mais eficiente roteiro para a neutralidade carbónica.
  • Plataforma Smart Pole, que se assume como um instrumento nuclear do projeto, constituindo uma plataforma virtual que agrega e disponibiliza dados gerados e recolhidos no “living lab”, incentivando a participação de todos com a partilha de ideias para potenciar todas as soluções inovadoras na área piloto e no município como um todo.
  • Comunidade Smart Pole”, onde os munícipes serão desafiados a integrar uma das primeiras Comunidades de Energia baseada na energia solar do país;
  • AYR que pretende incentivar os “stakeholders” da área do Living Lab a adotarem comportamentos de mobilidade sustentáveis;
  • Eficiência Energética com o objetivo de otimizar o consumo de energia dos sistemas de iluminação e de climatização, com base na monitorização em tempo real da ocupação dos espaços interiores, mapeando a presença dos ocupantes às diferentes zonas da rede de wi-fi, e também da Qualidade do Ar Interior;
  • Economia circular nos resíduos uma solução associada à gestão sustentável de resíduos, através da implementação de um sistema “poluidor pagador” (ou “Pay as You Throw”) baseado em “gamification” que incorpora os diversos fluxos de resíduos domésticos e que é acompanhada por um novo esquema otimizado de recolha porta-a-porta de Óleos Alimentares Usados (OAU) para produzir biodiesel utilizado na recolha de resíduos em Cascais;
  • Green Living” que prevê a integração dos espaços verdes numa abordagem para promover medidas de adaptação às alterações climáticas em áreas urbanas (reduzir consumo de água e promover a biodiversidade autóctone);
  • Smart Pole Market”, um mecanismo de geração e troca de créditos de carbono que pretende responsabilizar os cidadãos e parceiros pelas suas emissões de CO2 ou compensá-los pelas emissões evitadas resultantes de comportamentos sustentáveis.
  • Cascais Smart Pole World” que promove instalações artísticas e campanhas de sensibilização ao serviço da neutralidade carbónica.



 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0