CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais tem mais dois bosques ao serviço da população

Estes espaços contam com percursos de passagem, zonas de estar e lazer.

Foram inaugurados, esta terça-feira, o Bosque da Ribeira dos Mochos Norte e o Bosque de Outeiro dos Cucos, com o objetivo de concretizar aquela que tem sido uma das prioridades da Câmara Municipal de Cascais: promover um planeamento urbano mais verde que atue ao nível das alterações climáticas, rumo à neutralidade carbónica.

A intervenção no Bosque da Ribeira dos Mochos Norte iniciou-se com uma fase de limpeza de todo o coberto vegetal e arbóreo, assim como da linha de água existente que atravessa todo o espaço.  A principal intervenção ao nível de plantações consistiu na renaturalização das margens do troço da ribeira, através da plantação de uma galeria ripícola que garantirá a estabilização das margens, bem como a biodiversidade do local. O espaço foi ainda equipado com vários pontos de estadia ao longo do percurso e uma zona de merendas no coração do Bosque.

No Bosque de Outeiro dos Cucos procedeu-se à limpeza, gestão e ordenamento de património arbóreo e coberto vegetal existente e à rearborização das áreas alvo de abates recentes. Os antigos trilhos deram lugar a percursos e travessias pedonais na ribeira, que fortalecem e facilitam a circulação entre os bairros circundantes, fomentando assim o uso do Bosque. Ao longo dos percursos surgem variados pontos de estadia, e ainda estão contempladas zonas de merendas por todo o Bosque. Dada a proximidade do Parque Urbano do Outeiro dos Cucos, criou-se uma ligação entre os dois espaços através de uma escadaria.

Verdadeira prenda para a população nesta Semana do Município, os bosques podem ser usufruídos como percursos de passagem, ou como zonas de estar e de lazer, em comunhão com a natureza.

“Este é o resultado do esforço que temos vindo a desenvolver. Temos vindo a substituir locais onde, porventura, surgiriam prédios, por árvores e ambientes naturais requalificados. Vamos continuar com esta estratégia que tem demonstrado ser de sucesso”, refere Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais.

SJ/CMC

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0