CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais vai testar camião de recolha 100% elétrico

Apresentado projeto-piloto para recolha de resíduos em modo 100% elétrico

“Este camião representa uma gota de esperança, no caminho para o combate às alterações climáticas”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras. As palavras foram proferidas no âmbito da apresentação de um camião de recolha de resíduos sólidos urbanos, movido inteiramente a energia elétrica. Este é um projeto-piloto em Portugal, que servirá para testar a competência e eficácia do camião Volvo FE Elétrico, no terreno. Durante três semanas, serão recolhidos vários dados que servirão depois para melhorar as capacidades do veículo, numa colaboração entre a Cascais Ambiente e a Volvo (representada pela Auto Sueco Portugal).

Para a Cascais Ambiente, empresa municipal encarregue da recolha de resíduos urbanos no concelho, este projeto vai ao encontro dos seus objetivos climáticos e operacionais, assim como das exigências dos munícipes, relativamente à necessidade de descarbonização, diminuição de ruído e proliferação de transportes mais amigos do ambiente. 

“Cascais será mais silencioso, mas também mais amigo do ambiente”, assinalou o presidente do Conselho de Administração da Cascais Ambiente, Luís Almeida Capão.

Com a preocupação de continuar a reduzir a pegada ecológica no concelho, já se encontram em operação dois autocarros movidos a hidrogénio e um camião movido a Zero Diesel (um combustível desenvolvido a partir de óleos alimentares usados recolhidos).

“Estes são pequenos grandes passos rumo à inovação e ao pioneirismo, que vão contribuir para deixar o nosso concelho mais limpo”, mencionou a vereadora da Câmara Municipal de Cascais, Joana Balsemão.

O camião Volvo FE Elétrico apresentando, está equipado com uma superestrutura de recolha de resíduos sólidos urbanos, conta com um peso bruto até 27 toneladas, uma potência de 225 kW/300 cv, e uma autonomia até 200 km. Numa pequena demonstração executada na Praça 5 de outubro, o público presente pôde comprovar a significativa redução de ruído do camião em operação, quando comparado com os camiões movidos a combustíveis fósseis.

Esta é mais uma medida do concelho de Cascais, rumo a soluções de transporte (de pessoas e de resíduos) 100% livres de energia fóssil, mantendo os níveis de qualidade e de segurança que sempre caracterizaram e distinguiram as atividades no município.

CMC | DG | PR | LB

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0