CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Centro Comunitário da Paróquia da Parede ganha Troféu Português do Voluntariado

No Dia Internacional do Voluntariado, assinalado a 5 de dezembro, o Centro Comunitário da Paróquia da Parede foi distinguido com o Troféu Português do Voluntariado, atribuído pela Confederação Portuguesa de Voluntariado. Há 30 anos no concelho de Cascais, esta instituição viu, assim, reconhecido o seu trabalho voluntário em prol da comunidade da freguesia da Parede.

Com cerca de 100 voluntários a atuarem junto da população da freguesia da Parede, este Centro Comunitário exerce a sua missão em quatro áreas: Centro de Dia/Convívio e apoio domiciliário à população sénior; Ação Social; e Reinserção. São várias as atividades exercidas pelos voluntários como a distribuição de refeições, ligação com o Banco Alimentar, procura ativa de trabalho, serviço de acolhimento, entre outros.

“ Este prémio é um reconhecimento enorme não só para a instituição, mas do trabalho dos voluntários que trabalham de pessoas para pessoas” referiu Ana Branco que recebeu a distinção em nome de todos os voluntários do Centro Comunitário da Parede, acrescentando que “ acreditamos que tudo o que não se dá, perde-se, por isso trabalhamos em prol da comunidade”

Enaltecendo o trabalho dos voluntários em Cascais e em todo o país, o Presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, reconhece que “somos uma sociedade melhor e a nossa comunidade beneficia muito de quem faz o bem pelo bem em si mesmo”. O autarca lembrou, ainda, que em Cascais o voluntariado tem uma grande expressividade na camada jovem, pois, “são mais de 2000 os voluntários jovens que participam nos diversos programas de verão”. Carlos Carreiras afirmou também que “estamos de facto a formar cidadãos mais informados e mais exigentes, numa relação intergeracional, fundamental para termos uma comunidade de grande inclusão social”.

Cascais conta com cerca de 5000 voluntários a trabalhar em áreas que vão muito para além da tradicional área social como o ambiente, ação cívica, educação e proteção civil, entre outras. Esta distinção foi, assim, “uma gota muito importante no oceano de boa energia” destacou a vereadora da Câmara Municipal de Cascais, Joana Pinto de Balsemão.

“Cascais tem um programa de voluntariado fantástico desde programas com crianças à área do ambiente” reconheceu por sua vez a vice-presidente da Confederação Portuguesa do voluntariado, Susana Queiroga que acrescentou “Cascais vale a pena nesta matéria, sobretudo no área ambiental” referiu a vice-presidente da CPV.

Saiba mais sobre o voluntariado em Cascais

Sobre o Troféu Português do Voluntariado | Este prémio é atribuído anualmente pela Confederação Portuguesa do Voluntariado. Tem como finalidade homenagear o trabalho dos voluntários e a necessidade de incentivar a prática do voluntariado, em projetos desenvolvidos no âmbito de uma organização de voluntariado ou promotora de voluntariado, legalmente constituída e sediada em território nacional. PL

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0