CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Centro de Dia de Cascais celebra o 35º aniversário

Foi o primeiro centro de convívio de idosos a nível nacional

No dia em que também se celebra o início da primavera, 20 de março, o Centro de Dia de Cascais da Santa Casa da Misericórdia celebrou o seu 35º aniversário.

Numa tarde de muita música, dança e boa disposição, foram exibidos alguns dos trabalhos desenvolvidos pelo Centro até ao momento, como artes manuais e a atuação de dois grupos corais.

Perante alguns dos 50 utentes que atualmente constituem o Centro de Dia de Cascais, o vereador Frederico Pinho de Almeida congratulou o bom trabalho do Centro durante os anos e, especialmente, por “se inovarem e atirarem para fora de pé”. Já o Presidente da União de Freguesias de Cascais e Estoril, Pedro Morais Soares, elogiou o espírito jovem dos utentes, relembrando a importância de “manter esta vivacidade”.

A efeméride contou, ainda, com a presença da vereadora Carla Semedo e da provedora da Santa Casa da Misericórdia de Cascais, Isabel Miguens Bouças.

 

Sobre os Centros de Dia:

Os Centros Dia de Cascais constituem-se enquanto uma resposta social desenvolvida em equipamento, prestando um conjunto de serviços a idosos e pessoas com dependência, auxiliando a sua manutenção no meio social e familiar.

Dentro destes serviços, existem cuidados básicos relativos à alimentação e higiene e cuidados para o bem-estar, saúde e autonomia com os idosos, como ginástica e controlo da diabetes. No entanto, existem também atividades recreativas como trabalhos manuais e pintura, grupos corais, festas temáticas e até aulas de inglês.

Esta resposta social pretende retardar os efeitos do envelhecimento, promover as relações interpessoais e intergeracionais e tentar que a pessoa idosa permaneça no seu meio habitual de vida, evitando ao máximo o seu internamento em instituições.

Em Cascais, existem 15 equipamentos sociais constituídos por Centros de Dia que auxiliam diariamente pessoas mais velhas, dependentes e os seus cuidadores. 

Saiba mais sobre os Centros de Dia aqui.

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0