CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Clube Naval de Cascais recebe “seabin”, primeiro dispositivo para limpeza oceânica

O “seabin” é um equipamento que é instalado dentro de água do mar e que limpa os detritos ali depositados.

A Fundação Mirpuri, numa parceria com a Câmara Municipal de Cascais, instalou hoje, no Clube Naval de Cascais, o primeiro “seabin” em Portugal, para ajudar a limpar o lixo marinho que dá à costa nesta vila. O projeto pioneiro em Portugal, cujo protótipo pertence a Pete Ceglinsk, através da startup “Seabin Projet”, visa combater os micros plásticos presentes nos oceanos.

“Temos que mudar a nossa cultura, a nossa maneira de estar. Não é o “seabin” que vai salvar o mundo. É a nossa atitude”, frisou Pete Ceglinsk.

O capitão Charles Moore, um dos primeiros ecologistas a expor a existência de manchas gigantescas de plástico no Oceano Pacifico, esteve presente na cerimónia de lançamento do “seabin” na costa de Cascais, no âmbito de uma visita a Portugal para participar em conferências sobre esta temática.

“Nós fazemos parte do problema. Até a roupa que vestimos liberta fibras para o ar e nós respirámos esse plástico”. Por isso, todos nós temos de tomar medidas para reduzir, o que chamo, a nossa pegada de plástico”, alertou o ecologista.

Joana Balsemão, vereadora da Câmara Municipal de Cascais, explicou que “o seabin é um caixote de lixo automático que aspira o lixo subaquático e flutua à superfície, coleta o lixo que depois será avaliado e quantificado”. E com base nessa informação, “acessível a todo o mundo, a Câmara de Cascais vai agir e atuar de outra forma”.

A vereadora salientou que este “projeto não seria possível sem o apoio da sociedade civil. Um investimento de um privado, uma Fundação e um empreendedor que teve a ideia e que a patenteou há alguns anos, que já leva 500 caixotes de lixo em todo o Mundo”.

“Através do “seabin” procuramos sensibilizar as gerações mais novas e as atuais que causaram este problema, para a gravidade do problema do plástico nos Oceanos, disse Paulo Mirpuri, presidente da Fundação Mirpuri. A principal mensagem deste projeto inovador é “mostrar que os Oceanos estão cheios de plásticos e que a única forma de terminarmos com isso é fecharmos a torneira de deitar o plástico nos Oceanos e removê-lo”.

O “seabin” é um equipamento que é instalado dentro de água e que limpa os resíduos que estão presentes nos oceanos. Fazendo a recolha diária vai permitir criar uma análise inédita do que se encontra nas nossas águas e, com a ajuda da Cascais Ambiente, encaminhar os resíduos para reciclagem. Servirá também como instrumento pedagógico poderoso para consciencializar os jovens do problema da poluição dos oceanos. AQ

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0