CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

CMC homenageou cascalense Eng.º Augusto de Abreu Nunes

Como presidente da Junta de Turismo da Costa do Sol foi um dos pilares da estratégia de promoção internacional da marca turística ‘Estoril’.

O Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, visitou hoje a Gruta do Poço Velho e inaugurou as obras de requalificação do Largo onde as mesmas se situam e procedeu ao descerramento de uma placa em homenagem ao Eng.º Augusto Jayme Telles de Abreu Nunes.

A reabertura especial da Gruta do Poço Velho em Cascais traz à memória a vida e obra de Augusto Jayme Telles de Abreu Nunes que, literalmente, salvou este Monumento nacional do abandono e destruição a que estava votado.

A autarquia homenageou Abreu Nunes com o descerramento de uma placa evocativa dos seus trabalhos de arqueologia e preservação deste monumento nacional. De seguida foi apresentado o livro de sua autoria “Para ir à Romaria”.

Entre 1945 e 1947, Abreu Nunes promoveu intervenções neste sítio arqueológico. Os trabalhos de escavação permitiram recolher um diversificado espólio funerário, que inclui artefactos de pedra polida e lascada, calcário, placas de xisto decoradas e cerâmica, parte dos quais se encontram expostos no Museu da Vila de Cascais.

No dia do 657º aniversário do concelho, a autarquia promoveu a merecida homenagem a Augusto Abreu Nunes, que se interessou pelas grutas, as estudou e vedou em 1950, impedindo a sua iminente destruição.

“O meu avô tinha alma empreendedora e irrequieta, e foi pela sua intervenção, visão de futuro, influência e capacidade de concretização que alguns projetos na região se concretizaram na altura”, afirma o neto, Pedro Rocha.

“Exemplo da sua intervenção – sublinha - foram o Parque Marechal Carmona, o Clube Naval de Cascais, o Hipódromo de Cascais, a transformação da Boca de Inferno como polo turístico de visitação da região, tendo inclusivamente pago do seu bolso a sua iluminação, a promoção das Festas do Mar dos Pescadores de Cascais introduzindo as garraiadas, a promoção dos Corsos de Carnaval no Estoril e no Concelho, entre tantas outras iniciativas no âmbito de promoção da região.

Pedro Rocha recorda que o seu avô tinha dois “Hobbies” aos quais se dedicava com especial empenho: a arqueologia, tendo participado na exploração e recuperação de vários polos arqueológicos na região e deixado referenciadas por escrito as suas descobertas, e a fotografia, tendo inclusivamente em sua casa uma "câmara escura " onde revelava filmes e fotografias.

“O meu avô era também grande amigo e confidente do Presidente Marechal Óscar Carmona, amizade que se manteve ao longo dos anos em que o Presidente Carmona viveu em Cascais, pois o Palácio da Cidadela era a residência oficial do mesmo”, recorda, sublinhando: “ Lembro-me da minha mãe me contar que muito brincou nos jardins do palácio enquanto o meu avô e o Presidente Carmona falavam de coisas sérias e a minha avó e a "Madame Carmona" tomavam chá”.

Abreu Nunes foi responsável pelo programa de festas na velha vila piscatória, elaborando um vasto conjunto de iniciativas para angariar fundos que serviram para apoiar as grandes obras de que Cascais necessitava. Escolas, lares de idosos, o velho hospital e a Praça de Touro, ou até a inédita organização do primeiro concurso hípico de Cascais, foram alguns dos equipamentos de que Cascais foi dotado com verbas oriundas da animação organizada por Abreu Nunes.

Em 1939 deu origem à criação da nova Sociedade Propaganda de Cascais, da qual foi o primeiro presidente, entidade que promoveu a construção da Maternidade de Cascais, do Clube Naval de Cascais e do novo Hospital da Misericórdia.

Como presidente da Junta de Turismo da Costa do Sol foi um dos pilares da estratégia de promoção internacional da marca turística ‘Estoril’, um dos casos mais bem-sucedidos de promoção turística em Portugal. S.R.S.

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0