CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Colónia Infantil Educação Popular conquista o Troféu Eco-Natal 2018

A turma de 3º ano venceu a 10ª edição deste prémio que desafia as escolas a decorar estruturas de árvores de Natal com materiais reciclados.

É já o 2º ano consecutivo que a turma de 3º ano da Colónia Infantil Educação Popular conquista o Troféu Eco-Natal. Os alunos e a professora mudaram, mas a dedicação e empenho neste desafio do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental de Cascais fez com que o troféu permanecesse.

Na tarde desta quinta-feira, 14 de março, a Cascais Ambiente foi até à escola para entregar o troféu diretamente aos alunos que fizeram questão de compor uma música rap relacionada com o ambiente e com o troféu Eco-Natal.

No âmbito da cerimónia, a Irmã Idalina, diretora pedagógica da Colónia Infantil de Educação Popular adiantou que a escola voltou a participar no Troféu Eco-Natal porque vai de acordo com a iniciativa de “alertar para o consumo excessivo de bens materiais, apelando à população para a adoção dos quatro “R”: “Reduzir, Reutilizar, Recuperar e Reciclar”.

“Muito obrigada à Câmara Municipal por nos continuar a desafiar nestes projetos,” terminou por dizer a Irmã Idalina.

Luís Capão, administrador da Cascais Ambiente, recordou que, este ano, foram “24 as árvores apresentadas para este troféu, num desafio que envolveu cerca de 2500 alunos das escolas do pré-escolar e 1º ciclo do concelho de Cascais”.

A árvore de Natal vencedora foi escolhida por um júri da Cascais Ambiente, que avaliou a originalidade dos trabalhos e a diversidade dos materiais reutilizados, com base no número de gostos obtidos pela votação online que esteve disponível na página de Facebook da Cascais Ambiente. No total, as 24 árvores somaram o voto de cerca de 4500 pessoas, com a árvore da Colónia Infantil Educação Popular a registar 1200 votos.

“Quero dar-vos a todos os parabéns, mas acima de tudo aos vossos professores e à Irmã Idalina e também quero dizer-vos que, se continuarem assim, quando forem grandes vão ser muito amigos do ambiente e isso é mesmo muito importante,” afirmou Luís Capão na entrega do prémio.

O administrador da Cascais Ambiente recordou ainda aos alunos a importância de um “R” novo na iniciativa dos quatro “R”: o “R” de “Recusar”, e deu exemplos como a não utilização de sacos de plástico para comprar bananas no supermercado ou a simples recusa da caixa de sapatos numa loja “é uma forma de fazermos menos resíduos,” terminou por dizer Luís Capão.

Todas as árvores das 24 escolas que participaram no “Troféu Eco-Natal 2018” estiveram expostas no Parque Marechal Carmona, em Cascais, entre dezembro de 2018 e janeiro de 2019.


 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0