Está aqui
Comunicado do Presidente da Câmara Municipal de Cascais

A credibilidade de uma organização, bem como de todos os seus colaboradores, não é compatível nem com zonas cinzentas, nem com generalizações dúbias. Houve um tempo em que muita gente falava de uma minoria inexpressiva de funcionários desta Câmara, contados pelos dedos de uma mão, que operavam de maneira a tirar vantagens pessoais das suas posições na administração pública.
Isto é profundamente contrário à minha forma de estar na vida e é oposto ao entendimento que tenho da nobreza e retidão do exercício das funções públicas, que aprendi a admirar no dia-a-dia de tantas e tantos funcionários da Câmara de Cascais a quem tenho o privilégio de chamar colegas.
Esta dúvida e esta perceção pública, nocivas para a Câmara de Cascais e para os seus colaboradores, não podiam ficar a pairar no ar. Como diz o velho ditado, “quem não deve não teme”. Como não temo, nem nunca fui sensível a condicionamentos de qualquer forma ou tamanho, só tenho tido um caminho: agir.
É por isso que durante a minha presidência abri vários inquéritos internos, processos disciplinares, despedimentos e participações ao Ministério Público – inclusivamente, participações em que aqueles que hoje aparecem como denunciantes também são acusados. Temos cooperado ativamente com as instâncias judiciais e criminais. E assim continuaremos a proceder.
Tudo com o objetivo de prestar um cabal esclarecimento de todas as situações.
Fi-lo no cumprimento do mandato que recebi dos cascalenses e na intransigente aplicação da Lei e do interesse público. Fi-lo, sobretudo, na defesa do bom nome, honra e profissionalismo de todos os funcionários da Câmara Municipal de Cascais, que não podem ver lançadas sobre as suas vidas nódoas de desonestidade.
Sei também que quebrar certos ciclos é uma tarefa complexa. Mas como tenho dito, a nossa determinação será sempre maior do que qualquer obstáculo. E, repito, não são processos de intenções ou chantagens que nos condicionarão.
Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais