CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Conferência assinala 65 anos da AFS-Portugal

AFS debate em Cascais a importância da Interculturalidade na defesa da Paz

“A multiculturalidade é o normal nas escolas em todo o mundo e ou tomamos a diferença como um problema ou tomamos a diferença como um trunfo, como uma preciosidade da escola”, disse o secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa um dos oradores convidados para esta conferência realizada na Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais, que assinalou os 65 anos da AFS – Portugal.

Foi exatamente a importância da Interculturalidade - fruto dessa realidade multicultural - na promoção da paz, o tema central desta conferência enriquecida com os diversos contributos. Na abertura o vereador da Câmara Municipal de Cascais, Frederico Nunes, daria o seu testemunho enquanto português que estudou no estrangeiro e Hugo Menino Aguiar, como responsável pela StartUp “Speak Social” - uma empresa que procura eliminar a barreira da língua por forma a facilitar essa relação intercultural - falou de cidadania ativa.

Num formato hibrido (diga-se digital e presencial) João Baracho, da CDI Portugal (Center of Digital Inclusion) foi outro dos oradores convidados que falou do Mundo Global proporcionado também pela aquisição de competências do Mundo Digital e Patrícia Vasconcelos, da ACT – Escola de Atores abordou um outro ângulo da importância das competências proporcionadas por esse mundo global nas questões da empregabilidade, sobretudo numa área muito específica e exigente como é a atividade criativa.

A AFS Portugal é uma associação de Juventude e Voluntariado, faz parte de uma rede internacional representada em 59 países e tem como objetivo contribuir para a Paz e Compreensão entre os Povos através de uma Aprendizagem Intercultural e da Educação Global.

Desde 1956 que promove intercâmbios de jovens em Portugal e para o estrangeiro e comemorou, desta forma, os seus 65 anos na Casa História Paula Rego em Cascais, com uma Conferência subordinada ao tema “O impacto da Interculturalidade na Sociedade Global”. E porquê em Cascais? “Porque é um município que sempre teve os braços abertos para as questões da juventude e também para as questões interculturais”, justificaria Vinícius Ramos, presidente da AFS – Portugal.

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0