CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Conferência CLIMA.AML

O ambiente não tem fronteiras

Criar uma solução integrada que permita a monitorização meteorológica em contexto urbano, em cada um dos municípios da AML. É este o objetivo do projeto “CLIMA.AML - Rede de Monitorização e de Alerta Meteorológico Metropolitano” que tem como percursor e inspiração o projeto ‘METEO CASCAIS’ e que foi apresentado no Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal (CIAPS), em São Pedro do Estoril, com a presença da Presidente do Conselho Metropolitano da Área Metropolitana de Lisboa, Carla Tavares, Embaixadora da Noruega em Portugal, Tove Bruvik Westberg e Miguel Pinto Luz, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Cascais

Através de uma plataforma online que reúne e compatibiliza todos os dados e informações essenciais para suporte à monitorização e avaliação dos dados meteorológicos, esta rede permitirá conhecer os padrões associados às alterações climáticas e os impactes nas comunidades locais, funcionando em complementaridade com a rede do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).



A estação meteorológica alocada ao município de Cascais está instalada, desde o dia 22 de novembro de 2021, no Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal (CIAPS), em São Pedro do Estoril.

“Este foi um projeto de Cascais (com o METEO CASCAIS), e desafiamos a AML a candidatar-se para implementar o mesmo à escala da área metropolitana. Assim, o projeto ganhou uma bolsa de mais de 250 mil euros para instalar estações meteorológicas em 18 municípios da AML (Área Metropolitana de Lisboa) e para desenvolver 2 estudos e micro-sensores. É, assim, o início de uma rede que vai facultar informação das medidas exatas do que está a acontecer no nosso clima e na nossa atmosfera para combater as alterações climáticas” refere Miguel Pinto Luz, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Cascais, que participou na apresentação.

MS | LB | PR
 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0