CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Conferências do Estoril 2015 arrancam | Ramos Horta no Estoril para a abertura da Cimeira da Juventude

No Centro de Congressos do Estoril, esta terça-feira, 19 de maio, será marcada pelos projetos de jovens, com e para os jovens. Com o lema "Acreditando nas ideias dos estudantes (“Believing in students ideas”) a Cimeira da Juventude marca o arranque das Conferências do Estoril 2015 e tem José Ramos-Horta como convidado especial. Com um dia reservado inteiramente à juventude, as Conferências do Estoril regressam de 19 a 22 de maio sob o lema “Desafios globais, respostas locais.

Às 10h00 será inaugurada a exposição “Murar o Medo”, projeto artístico que partiu do texto proferido por Mia Couto na edição de 2011 das Conferências do Estoril e que estará patente ao longo desta quarta edição das Conferências do Estoril. Composto por várias representações do “Medo” trabalhadas por dezenas de jovens em oficinas orientadas pelos artistas do Cidadela Art District: Paulo Arraiano, Paulo Brighenti, João Paulo Serafim e Joana Arez a que se juntam Daniela Gomes e Filipe Romão, “Murar o Medo” é um de três projectos especialmente dedicados à juventude nestas conferências.

A visita de abertura do espaço conta com a presença de Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais e do convidado especial desta Cimeira da Juventude José Ramos-Horta, Prémio Nobel da Paz, 1996, antigo Presidente de Timor-Leste, Presidente do Painel sobre Operações de Paz da ONU, Vice-Presidente da Comissão Internacional sobre o Multilateralismo.

A par de “Murar o Medo”, os jovens foram ainda desafiados a dar corpo a projectos como “Jovem Embaixador”, que lhes proporcionou uma oportunidade única de serem os “porta-vozes” da sua Escola / Faculdade nas Conferências do Estoril 2015; e “Youth Bootcamp”, no âmbito do qual 80 jovens de escolas e faculdades nacionais e internacionais, viveram três dias intensos no terreno, ferramenta fundamental para potenciar o trabalho em rede a nível internacional.

A partir das 10h30 é a Cimeira da Juventude que reúne todas as atenções. Em debate vão estar três grandes temas da atualidade:

  • “A educação é uma solução para o desemprego?”
  • “Como nos influenciam e como podemos influenciar as redes sociais?”
  • “Objetivos / Metas de Vida - O que podes fazer? Como podes fazer a diferença?”

A apresentação das conclusões da Cimeira da Juventude está agendada para as 18h00.

 

Programa Cimeira da Juventude

10h00–10h30 - Abertura oficial da Exposição “Murar o Medo”
10h30–10h40 – Discurso de Boas Vindas – Dr. Carlos Carreiras – Presidente da Câmara Municipal de Cascais
10h40–11h00 – Discurso de Abertura – José Ramos-Horta – Vencedor do Prémio Nobel da Paz ( 1996 )
 

Moderador do Youth Summit : Dirk Van Dierendonk

11h20 – 13h00 – A educação é uma solução para o desemprego?
Oradores :
Mattew Rich Tolsma
Bruno Zaffari
Renan Carneiro

14h30–16h00 – Como nos influenciam e como podemos influenciar as redes sociais?
Oradores:
Diego Reeberg
Gabriela Jaeger
Anne Pao
Vasco Santos

16h30–18h00 – Objetivos / Metas de Vida - O que podes fazer? Como podes fazer a diferença?
Oradores :
Miguel Gonçalves
Sofia Fernandes
Afonso Mendonça

18h00–19h00 – Conclusões
 

Programa Conferências do Estoril 2015

Sobre as Conferências do Estoril  «Desafios Globais, Respostas Locais» | É, talvez, o maior evento  internacional bianual realizado em Portugal sobre os desafios da globalização. A organização deste evento é responsabilidade da Câmara Municipal de Cascais que conta com a colaboração de vários parceiros nacionais e internacionais pertencentes ao meio académico, institucional e empresarial. As Conferências do Estoril têm como objetivo criar um pólo de reflexão de nível internacional sobre os desafios da globalização, com particular atenção à relação entre os domínios global e local. Visam, ainda, afirmar Cascais, e Portugal, como ponto de encontro de algumas das mais conceituadas individualidades, organizações internacionais, universidades, centros de investigação e desenvolvimento, think tanks e organizações não-governamentais. As Conferências do Estoril incluem também a atribuição de dois prémios: o Estoril Global Issues Distinguished Book Prize, no valor de 10 mil euros à melhor publicação original sobre o tema das Conferências, e o Estoril Local Answers Award , no valor de 10 mil euros, ao projeto que melhor represente uma “Resposta Local” para um “Desafio Global”.

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0