CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Conheça a campanha “Pequenos (grandes) Gestos”

Cascais aposta na sustentabilidade ambiental

Imagine um rolo de sacos de plástico com uma extensão de 120 km? Esse rolo estendido pode ir até Peniche, por exemplo, ou Alcácer do Sal. Imaginou? Este número equivale aos 306 mil sacos de plástico que o Mercado de Cascais consome por mês. Se fosse por ano, podíamos ir até Perpignan, nos Pirenéus, em França.

Se o início deste texto o deixa espantado, saiba que existem pequenos gestos que pode e deve adotar desde já. Confie em nós.

E é exactamente isso que se trata. "Com pequenos gestos pode-se mudar muita coisa", quem o afirma é Joana Balsemão, Vereadora do Ambiente da Câmara Municipal de Cascais, que acrescenta: "Informar é importante mas é preciso munir cada cidadão com instrumentos para fazer a diferença".

Assim, arrancou, no Mercado da Vila, em Cascais, a Campanha “Pequenos Gestos” para sensibilizar a comunidade para a importância da utilização de sacos reutilizáveis e que se vai estender aos outros mercados do concelho. No âmbito da campanha vão ser disponibilizados 7.100 “kits sustentáveis”, que são compostos por 1 saco exterior e 5 sacos interiores de modelos e tamanhos diversificados.

Os sacos do “kit sustentável” são feitos a partir de GOTS - Global Organic Textile Standard, certificação que garante o estatuto orgânico dos tecidos, através de uma produção ambiental e socialmente responsável, em todas as fases: desde a recolha da matéria-prima, processamento, fabrico, embalamento, rotulação, comércio e distribuição. Além disso são socialmente responsáveis, pois a sua produção contou com a contribuição de cinco Instituições Particulares de Solidariedade Social do Concelho (IPSS*) que fabricaram mais de 1000 sacos do pão.

Como adquirir?

Existem vários momentos e várias maneiras para o fazer. No dia de arranque e em todos os sábados de outubro, o Mercado da Vila terá uma “casinha” de “pequenos Gestos. Aí, ao comprometer-se para fazer a diferença – como por exemplo - não usar palhinhas, utilizar cantil ou usar sacos reutilizáveis – e que será “certificado” através de um questionário feito por jovens voluntários no local será premiado com um kit sustentável. Pode trocar pontos ganhos na aplicação CityPoints para obter o seu kit, ou poderá também adquiri-lo por 10€ na loja do Mercado da Vila.

Mas podemos surpreender mais um bocadinho?

Sabia que um saco de plástico pode demorar até 100 anos a decompor-se? Imagine o planeta que vai deixar aos seus netos…

Sabia que, para se decompor na natureza, o vidro leva milhares de anos? Sendo 100% reaproveitado, o vidro não produz resíduos na hora da reciclagem e economiza 30% de energia elétrica. O vidro nunca acaba e pode ser reciclado indefinidamente. Pense nisso quando usar plástico e recicle o vidro no Vidrão.

Sabia que a quantidade de latas e garrafas de refrigerantes deitadas fora nos EUA, num só ano, é suficiente para chegar à Lua e voltar 20 vezes? Só uma viagem são mais 384 mil km. Fez as contas?

Por tudo isto, aceite o nosso desafio. As grandes mudanças começam com “Pequenos Gestos”, pormenores que com o tempo nos dará uma sociedade mais sustentável.

-----

*IPSS parceiras:  CESPA - Conceição da Abóboda – Centro de Convívio Outeirense; CERCICA - Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Cascais; CRID - Centro de Reabilitação e Integração de Deficientes; Santa Casa da Misericórdia de Cascais – Centro de Apoio Social do Pisão; ABESA - Associação Bem Estar Social Juventude e 3.ª idade de Alcabideche
 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0