CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Conhecidos os vencedores do “BIG Smart Cities 2018”

Projetos vencedores vão ter a sua tecnologia testada em contexto real em Cascais.

O projeto “BeON Energy”, uma solução que permite converter energia solar em energia elétrica, foi o grande vencedor da 6.ª edição do Big Smart Cities. A final da competição de empreendedorismo e inovação, promovida pela Vodafone e pela Ericsson, realizou-se em Lisboa e contou com intervenções do CEO da Vodafone Portugal, Mário Vaz, e do Presidente da Ericsson Portugal, Luis Silva.

Criado por dois colegas do Instituto Superior Técnico, o "BeON Energy" é o primeiro microinversor do mundo concebido para ligar um sistema fotovoltaico diretamente a uma tomada. A instalação é feita através de um kit simples e intuitivo “do it yourself”, que possibilita a montagem do sistema em 30 minutos, mesmo sem conhecimentos técnicos.

Com esta solução, o consumidor final potencia a utilização de energias renováveis, reduzindo com isso a dependência das companhias tradicionais de eletricidade. A par disso, os promotores do “BeON Energy” pretendem que a sua solução evolua para que todos os seus utilizadores possam vender o excedente energético que geram para ser aproveitado por outras casas. Uma realidade cada vez mais iminente com a propagação das energias limpas que levará à massificação de dispositivos conectados – algo apenas possível com a rede móvel do futuro, o 5G, que foi foco da edição deste ano do Big Smart Cities.

Duas dezenas de finalistas lutaram pelos prémios, que oscilaram entre 2.500 e 10 mil euros, e pelo futuro investimento, incubação, acesso ao 5G Hub da Vodafone e Ericsson e experimentação num projeto pioneiro em Cascais.

Os quatro vencedores, que desafiaram limites com imaginação e lançaram a sua carreira, vão contar agora com o apoio da Vodafone, Ericsson e a parceria da Câmara Municipal de Cascais:

Votação do público: Nimest Tech

Menção honrosa: Skin Soul

BIG 5G: Parkio Portugal

BIG Winner: BeOn Energy

Os quatro projetos considerados com potencial para causar um grande impacto social vão ser acompanhados através do BIG smart cities, Vodafone Portugal e Ericsson.

A 5G Startup Competition destina-se a empreendedores e fazedores. As melhores startups que estão a contribuir para o futuro das cidades, vão aceder ao 5G HUB da Vodafone e Ericsson, e ver a sua tecnologia testada em contexto real em Cascais e  bem outros municípios portugueses.

O BIG Smart Cities é uma rede nacional de experimentação de tecnologia que junta empresas, cidades, universidades e startups para criar o futuro das cidades.

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0