CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

A contribuição dos Jovens contra a pandemia é crucial

Sublinhou Carlos Carreiras no Conselho Municipal para os Assuntos da Juventude
Agradecer o apoio que o associativismo jovem tem prestado em parceira com a Câmara às populações do concelho, no combate à pandemia, perspetivar ações para o futuro e ouvir críticas e sugestões. Foi com esta a síntese que Carlos Carreiras fez questão de sublinhar a sua presença na primeira reunião presencial, após COVID-19, do Conselho Municipal para Assuntos de Juventude, que decorreu ontem no Auditório Maria José Barroso, na Casa das Histórias Paula Rego.
 
“Vamos ter de continuar a estar ativos por um longo tempo, com paciência, com resiliência para podermos ultrapassar esta crise”, salientou.
 
“Em Cascais o movimento associativo jovem que temos é uma rede muito forte que queremos preservar, mas neste contexto que vivemos temos também de reconhecer o seu contributo ao serviço da comunidade”, disse o presidente da Câmara.
 
Logo no início do combate à pandemia, Cascais procurou o envolvimento e a participação das populações através do seu movimento associativo, seja de moradores seja de organizações desportivas, culturais ou lúdicas, seja por entidades ligadas à Igreja Católica e outras, ou por ações mais individualizadas e espontâneas. Nesta participação e envolvimento o contributo do movimento associativo dos jovens foi determinante e como resultante deste trabalho, em conjunto com a Câmara Municipal, há muita experiencia acumulada, como há lições a tirar para todas as ações futuras.
 
A maior proximidade com as populações são uma mais-valia do movimento associativo dos jovens, que em conjunto com todo o movimento associativo do concelho, assumiram um papel determinante nas diversas frentes do combate à pandemia
 
Defensor da democracia participativa, mas, também da democracia colaborativa, Carlos Carreiras fez notar que “sem a colaboração do movimento associativo jovem, não teríamos concretizado muitas das múltiplas ações que estivemos na vanguarda contra este inimigo cobarde que nos atacou”.
 
Os jovens disseram presente nos postos de informação e na colaboração com os vários programas do município, como, por exemplo, das caixas solidárias, na prestação de auxilio e distribuição de ajuda alimentar aos setores mais fragilizados do concelho no apoio e informação sobre os testes, no suporte à vigilância e esclarecimento às medidas sanitárias nas praias e nos parques, na distribuição de máscaras nos  terminais dos meios de transporte e muitas outras que foram o rosto de uma estratégia em diferentes frentes com que Cascais esteve e continua empenhado no combate à pandemia.
 
Frederico Nunes, vereador com o pelouro da Juventude quis fazer menção na reunião do Conselho Municipal à presença de muitas associações que abordaram como será o regresso às atividades, “por isso estamos todos juntos, aqui a trabalhar por Cascais”, concluiu.
 

Cascais Digital

360_146x65mobi_146x65loja_146x65geo_146x65ambiente_146x65-01cultura_146x65jovem_146x65participa_146x65fix_146x65my_146x65