CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Correspondência de Fernando Lopes-Graça e Eugénio de Andrade em livro

A correspondência trocada entre o compositor Fernando Lopes-Graça e o poeta Eugénio de Andrade está, pela primeira vez, em livro. Organizada pelo musicólogo Tiago Manuel da Hora, a obra “Fernando Lopes-Graça e Eugénio de Andrade: o diálogo entre a música e a poesia” é apresentada no dia 17 de março, sábado, às 17h00, no Centro Cultural de Cascais pelo musicólogo Mário Vieira de Carvalho.

Destaque para um momento musical a cargo de João Rodrigues (tenor) e Nuno Vieira de Almeida (piano), no qual vão ser interpretadas canções de Lopes-Graça sobre a poesia de Eugénio de Andrade.

Os nomes de Fernando Lopes-Graça e Eugénio de Andrade figuram entre as mais ilustres referências da vida cultural portuguesa do século XX. O primeiro, compositor de primeira ordem. O segundo, um dos poetas mais difundidos da nossa literatura moderna.

Com a chancela da Chiado Books, o livro "Fernando Lopes-Graça e Eugénio de Andrade: o diálogo entre a música e poesia" reúne, pela primeira vez, a correspondência entre o compositor e o poeta, num diálogo postal entre dois grandes vultos da cultura portuguesa do século XX. Os dois autores primaram pela interligação fundamental entre a palavra e a música, patente nos três ciclos de canções sobre poesia de Eugénio de Andrade, que Fernando Lopes-Graça compôs, bem como num diálogo muito mais vasto que a correspondência entre ambos pode testemunhar.

Através deste diálogo artístico assistimos a um constante contraponto, uma conversa "postal", numa dinâmica de "pergunta" e "resposta", que nos dá muito da história e dos meandros da vida cultural em Portugal na segunda metade do século XX, mas, acima de tudo, traz a lume elementos eminentemente biográficos pela pena dos próprios artistas.

A obra, publicada pela Chiado Books, com apoio da Câmara Municipal de Cascais e da Fundação Dom Luís I, vai estar à venda nas livrarias de todo o país.


 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0