CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Covid-19 | Canal Inclusivo em Cascais – “O Sucesso em Cada Aluno”

Em Cascais, os Estudantes terão um canal local complementar ao ensino à distância e à iniciativa nacional #estudoemcasa.

No âmbito das medidas adotadas em Cascais para fazer face à pandemia #Covid-19, a partir da segunda semana de maio, até junho inclusiva, os alunos vão passar a ter um canal próprio "O Sucesso em Cada Aluno" que funcionará dentro do Canal Cascais, canal youtube da Câmara Municipal de Cascais. Aberto a todos, este canal destina-se particularmente a crianças com Necessidades de Saúde Especiais, a partir de adaptação de algumas atividades. 

Usando metodologias essencialmente lúdicas e artísticas criamos um canal com um conjunto de propostas que englobam as diferentes áreas de desenvolvimento pessoal e social. Assim, em cada dia da semana, vai ser proposto às famílias e crianças  uma ou mais atividades contempladas nos vídeos apresentados, atividades de estimulação cognitiva, motora, artística e de exploração dos sentidos e significados das emoções nas crianças e jovens.  

Estes programas fornecem-lhe, também, uma memória descritiva que permite à família replicar aquelas atividades em ambiente familiar.

Em termos de organização das atividades semanais elas estão divididas por rubricas de segunda a sexta-feira. Assim:

2.ª feira - Pequenos Artistas;

3.ª feira - Grandes Pensadores;

4.ª feira - Criação com a Família;

5.ª feira - Relaxar em Casa;

6.ª feira - A Filosofia que me Estimula.

O programa, que se prevê que tenha início a 13 de maio, arrancará com a rubrica “Criação com a Família | O Conto das Cores; 14 de maio - Relaxar em Casa |  A Garrafa que me relaxa; 15 de maio - A Filosofia que me Estimula | O Sorriso que me desperta; 18 de maio - Pequenos Artistas | Pintura com Arte; 19 de maio - Grandes Pensadores | A minha caixa.

Para quem quiser acompanhar as aulas, ou pretender rever, pode dirigir-se ao site da Câmara Municipal de Cascais, à página da Educação e encontrará cada um destes conteúdos disponíveis.  

Estes recursos inclusivos, que se pretendem facilitadores da aprendizagem, resultam de um trabalho conjunto de equipas multidisciplinares escolares (Agrupamentos de Escolas Matilde Rosa Araújo, Agrupamento de Escolas Alapraia), parceiros locais (Escola Profissional Val do Rio, Centro de Recursos para a Inclusão - CERCICA, Ludobibliotecas das Juntas de Freguesia Alcabideche, Carcavelos-Parede e Cascais-Estoril), Câmara Municipal de Cascais e a supervisão das Professoras Dra. Ariana Cosme e Dra. Daniela Ferreira, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. 

Em Cascais ninguém fica para trás.

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0