CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Covid-19 | Cascais testa pessoas em situação de Sem Abrigo

Iniciativa da Cruz Vermelha realiza testes regularmente

Com o objetivo de identificar e quebrar redes de contágio, Cascais está a testar regularmente pessoas em situação de sem abrigo no concelho. A iniciativa decorre de uma parceria da Cruz Vermelha Portuguesa com a Câmara Municipal de Cascais, em articulação com o Agrupamento de Centros de Saúde de Cascais (ACES). O Centro Comunitário de Carcavelos, o Centro de Recursos da Adroana e as instalações da Ser+ vão realizar testes todas as semanas.

A iniciativa arrancou no final de fevereiro no Centro Comunitário de Carcavelos, que logo no primeiro dia contou com uma boa adesão dos utentes.

“Já tinham solicitado a realização de testes porque também estão preocupados. Na situação de exclusão social em que vivem sentem ainda mais a pandemia portanto aderiram com facilidade”, adiantou Filipe Silva, coordenador do projeto Esperança de Recomeçar. no concelho, que acompanhou o primeiro dia de testes fazendo a ligação entre o utente e a equipa de testagem.

Frederico Pinho de Almeida, vereador da autarquia, revela que esta "é mais uma medida que a Rede Social, neste caso promovida pela Cruz Vermelha com a colaboração da Câmara, está a implementar para proteger a população, neste caso as pessoas em situação de sem abrigo que estão mais expostas ao risco da Covid-19,” e acrescenta: "Uma palavra de enorme agradecimento à Cruz Vermelha e à sua equipa que tem vindo a fazer um trabalho extraordinário".

A testagem é possível através de um projeto europeu de financiamento da Direção Geral de Saúde da Comissão Europeia à Federação Internacional da Cruz Vermelha.

“O nosso objetivo é aumentar a capacidade de testagem a este tipo de populações mais vulneráveis. Devo referir a iniciativa decorre no âmbito de um programa europeu de apoio à Cruz Vermelha, para aumentar a testagem em unidades móveis," esclarece Manuela Filipe, presidente da delegação da Cruz Vermelha da Costa do Estoril.

No total, vão ser realizados cerca de 90 testes por semana nas diferentes instalações.

(CMC/FMC)

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0