CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

COVID-19 | Projeto de Investigação à propagação em Cascais

Agora é a vez de os munícipes ajudarem. Se a equipa de estudo Covid-19 contactar, participe!

Nos próximos dias, a equipa criada para o Projeto de Investigação à Propagação Covid-19 em Cascais vai começar a telefonar para 400 residentes no concelho, selecionados aleatoriamente com base no contrato com a Águas de Cascais. É importante que atenda o telefone e participe. É a sua vez de ajudar.

Cascais assumiu, desde a primeira hora, um cenário de gravidade da pandemia #Covid19. Encerrou praias, submeteu encomendas de material médico, estabeleceu parcerias, adotou medidas para a população em geral, mas também específicas para famílias e empresas.

Agora quer saber como está a propagar-se o coronavírus no concelho para poder agir mais rápido onde fizer mais falta.

Identificada com base nos contratos celebrados com a Águas de Cascais, parceira neste estudo, a amostra de estudo do Projeto de Investigação à Propagação Coronavírus em Cascais, está a ser definida aleatoriamente com base em métodos estatísticos e sob orientação da empresa de estudos Pitagórica.

Uma vez identificados os lares e contactos (telefone ou email) vai ser solicitado aos munícipes se aceitam fazer auto-testes à Covid-19.

Só uma pessoa do agregado identificado na morada será testada para efeitos do estudo. Podem, no entanto, ser testados os outros elementos da família.

De que número me vão ligar? Do 210523169 (atualizado a 16/04). Caso tenha dúvidas contacte o 800 203 186 para confirmar. 

Podem tocar à minha porta? Sim. A seleção das pessoas a contactar é aleatória e há situações em que às moradas selecionadas não está associado contacto telefónico. Assim decidiu-se colocar colaboradores municipais no terreno que estão a fazer contacto presencial. As equipas estão identificadas e fazem sempre uma marcação prévia. Se tiver dúvidas não abra e confirme tudo para 800 203 186 (chamada gratuita).

Quem vai ser contactado? Qualquer residente em Cascais pode ser contactado por telefone ou por email de acordo com os dados constante no contrato da água. Todos os dados serão tratados de forma a respeitar o Regulamento Geral de Proteção de Dados. Em cada morada será selecionado aleatoriamente um dos elementos do agregado familiar para a realização do teste. Vão ser realizadas cinco para cada lar de modo a garantir a representatividade estatística.

Que testes serão feitos? Para este estudo a equipa vai aplicar o Teste Rápido de anticorpos IgM/IgG para doença de coronavírus (COVID-19). Este teste é feito pela própria pessoa sob supervisão direta de uma equipa identificada e selecionada pelo município e que se deslocará à casa das pessoas. Implica uma pequena picada no dedo e permite o rastreio em 15 minutos, sem necessidade de instrumentos. É o mais adequado para triagem local, sem necessidade de deslocação ao hospital.

Vão outras pessoas à minha casa? Sim. Duas pessoas, devidamente equipadas para que todos estejamos protegidos. A amostragem implica a realização de testes no local por uma equipa devidamente identificada da qual farão parte: um paramédico e um elemento de apoio da equipa do projeto. Todas as equipas receberão formação especifica.

Qual é o nível de confiança deste estudo? Estimamos realizar 400 testes válidos por vaga, de forma a garantir uma margem de erro máxima de +/-5% para um nível de confiança de 95,5%. Todo o estudo é dirigido pela Câmara Municipal de Cascais, com a parceria da Águas de Cascais sendo implementado no terreno por técnicos especializados da empresa de estudos e sondagens Pitagórica e da ONG Paramédicos.

Para segurança de todos informamos que as equipas estão identificadas e circulam em veículos caracterizados com a imagem municipal e apenas se apresentam após marcação por parte dos serviços. 

Cascais Digital

360_146x65mobi_146x65loja_146x65geo_146x65ambiente_146x65-01cultura_146x65jovem_146x65participa_146x65fix_146x65my_146x65