CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Covid-19 | Sociedade Civil diz Presente

São várias as respostas da Sociedade Civil às necessidades emergentes fruto da situação provocada pela pandemia #Covid-19.

Muitas das respostas estão a ser enquadradas por respostas mais amplas a nível concelhio, permitindo a adoção de medidas de caráter mais abrangente. É o caso dos lugares em hotéis do concelho para profissionais da área da saúde. Ou a disponibilidade dos voluntários que permitiu implementar serviços de apoio a seniores e doentes crónicos.

Mas há outras ajudas que, embora menos abrangentes, são igualmente importantes para minimizar o efeito desta contingência na vida das pessoas. Nesta página vamos registando esse gestos, para que todos tenhamos presente a diferença que cada um pode fazer perante a adversidade. Conhece um gesto que mereça destaque neste contexto Covid-19? Envie email para dmco@cm-cascais.pt.

Ir às compras
Os supermercados do concelho disponibilizam um horário especial para elementos das Forças de Segurança e Profissionais de Saúde. As lojas abrem meia hora mais cedo e fecham meia hora mais tarde em relação ao horário de abertura. 

Nas quatro freguesias do concelho há voluntários coordenados pelas Juntas de Freguesia a prestar auxílio a munícipes com 65 e mais anos ou com doença crónica.

Alojamento de profissionais de saúde
Várias unidades hoteleiras do concelho estão a assegurar o alojamento de profissionais de saúde que, estando na primeira linha, não queiram ou não possam dormir em casa. É o caso do Pestana Cidadela de Cascais, que disponibilizou 10 quartos, do Estoril Éden (12 quartos), do Sheraton Cascais (3), Hotel Londres (10), Blue Boutique Hostel (sob pedido), Casa da Avenida (apartamento T2) e Hotel Vila Itália (disponibilidade total).

Alimentação e mimo no local de trabalho
O Hotel Albatroz oferece diariamente 30 refeições em dois dias por semana a utentes de instituição a indicar pela CMC. 

O Boteco na Linha confecciona e entrega no Hospital de Cascais entre 60 a 70 refeições para os profissionais da linha da frente.

A Panisol, a Teleppiza, a Santini fizeram ofertas dos seus produtos para mimar as equipas que não podem parar.

Abrigo para animais
A Cães na Linha colocou à disposição 10 alojamentos para animais de profissionais de primeira linha.

Doação de material médico
A empresa Culto da Imagem, com sede no ninho de empresas da DNA Cascais, produziu e doou 1000 máscaras de proteção individual ao Hospital de Cascais com o apoio da DNA. 

Jorge Santos, CEO da Shine Media, esteve ontem em Cascais para doar 100 viseiras de proteção aos médicos, enfermeiros e pessoal do ACES-Cascais. Uma iniciativa extraordinária de um empresário que já deu a volta a Portugal a doar equipamento de proteção aos profissionais de saúde em hospitais e IPSS de vários distritos.

Ventiladores, máscaras e outros equipamentos médicos e de proteção individual fazem parte de uma generosa doação que os cidadãos chineses residentes em Cascais fizeram ao concelho. Entre os equipamentos doados estão 18 ventiladores, equipamento essencial no combate à covid-19 e decisivo na defesa da vida.

Doação de materiais diversos
São várias as ofertas de bens essenciais para os dois centros de acolhimento a pessoas em situação de sem-abrigo criados nos pavilhões desportivos das escolas secundárias Fernando Lopes Graça (Parede) e da Cidadela (Cascais): 7.680 barras de cereais pela Delta Cafés; 100 escovas de dentes e 50 embalagens de cotonetes pela Babu; e diversos bens de higiene pessoal pela cadeia de supermercados Dia. A Sonae doou 300 produtos desde gel de banho, champô, meias, cuecas, toalhas para apoio às pessoas em situação de sem-abrigo nos centros criados durante esta fase de contingência.

O grupo de voluntários liderado por Flávia Mazini começou por recolher e entregar roupas e calçado no Centro de Acolhimento instalado na Escola Secundária da Cidadela, juntou depois produtos de higiene pessoal. Tomando conhecimento das necessidades vividas por famílias apoiadas pela AJU - Fundação Jerónimo Usera, pôs mãos à obras e já contabilizam duas doações de produtos recolhidos na comunidade tão diversos como bens alimentares, fraldas, artigos de higiene para bebés, entre muitos outros.

Caixas Solidárias
Em diversos locais estão a surgir Caixas Solidárias para recolhas/doação de géneros alimentares (+info).  Ao utilizar estas caixas lembre-se de usar de todos os cuidados recomendados para evitar a propagação do vírus (usar luvas, desinfetar/lavar bem as mãos) e adotar as regras para sair e entrar em casa.    

Tradução para vários idiomas

Vários residentes em Cascais, traduziram graciosamente as normas adotadas em Cascais para idiomas como Inglês, Francês, Italiano, Espanhol, Romeno/Moldavo, Sueco, Alemão, Húngaro. Uma ajuda preciosa quando a informação é vital e há em Cascais residentes de 123 nacionalidades.

Consulte aqui o pacote global de medidas adotadas em Cascais no âmbito do Covid-19

 

Cascais Digital

360_146x65mobi_146x65loja_146x65geo_146x65ambiente_146x65-01cultura_146x65jovem_146x65participa_146x65fix_146x65my_146x65