CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

COVID-BUS já circula em Cascais

Autocarro-laboratório para testes locais aos residentes com mobilidade mais reduzida e menor capacidade de acesso aos meios digitais.
Cascais avança com mais uma medida inovadora para fazer face à pandemia: o COVID-BUS. Trata-se de um autocarro-laboratório que está a circular no concelho para recolha local de análises destinadas à realização de testes aos residentes com mobilidade mais reduzida e menor capacidade de acesso aos meios digitais. 
 
“Esta é uma forma de a autarquia estar mais próxima das pessoas, em especial daquelas que não conseguem estar próximas de nós por um conjunto de fatores”, frisa Carlos Carreiras, presidente da Câmara.
 
Complementar à ação de testes massivos já em curso, no âmbito da qual a CM Cascais pretende testar toda a população do concelho para apurar quem já esteve exposto ao coronavírus, o autocarro-laboratório vai agora ao encontro dos residentes de mais de 40 bairros para realizar testes serológicos na proximidade das residências. A recolha de inscrições para a realização do teste no COVID-BUS está a ser feita localmente e os resultados são confidenciais e enviados por e-mail ou SMS.
 
A bordo do Covid-Bus segue uma equipa médica numa parceria da Câmara Municipal de Cascais com o ACES – Agrupamento de Centros de Saúde de Cascais,  Associações de Moradores e Movimento Associativo Juvenil do Concelho, A. Santo Mediação, Casino Estoril, The Claude & Sofia Marion Foundation, Roche, Joaquim Chaves, Germano de Sousa, Salvador Caetano e Siemens.
 
“Quero saudar esta iniciativa que resulta da partilha de informação e daquilo que é cada um ocupar o seu espaço, a autarquia, a Segurança Social, a Saúde Familiar e a Saúde Pública, porque é assim que conseguimos os melhores resultados. E é desta forma que nós vamos continuar a trabalhar, procurando diminuir os casos, isolá-los e diminuir os riscos no conjunto da sociedade”, refere Duarte Cordeiro, Secretário de Estado para os Assuntos Parlamentares, presente na apresentação do COVID-BUS.
 
A medida junta-se a outras três ações como a distribuição gratuita de máscaras às populações mais fragilizadas, o reforço do apoio com bens alimentares aos cidadãos mais expostos pelo desemprego e redução de rendimentos e o reforço das equipas de ação social nos bairros, de forma a identificar e combater outras fragilidades sociais.
 
Para implementação destas medidas, a Câmara Municipal conta com mais de 300 jovens voluntários apoiados pelas equipas de intervenção social e da área da saúde do município.
 
Conta também com a parceria das Juntas de Freguesia, Associações de Moradores, Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), Paróquias e Movimento Associativo (cultural, desportivo, recreativo e juvenil), Forças de Proteção Civil e de Segurança.

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0