CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cozinha com fogo na FIARTIL

Sete chefs portugueses vão preparar refeições exclusivamente numa fogueira

Sete chefs portugueses vão preparar refeições exclusivamente numa fogueira, num regresso aos métodos mais ancestrais da cozinha.

O evento chama-se “Chef’s on Fire” e reúne alguns dos melhores nomes da gastronomia nacional, na Feira de Artesanato do Estoril, em Cascais. Ljubomir Stanisic, Miguel Rocha Viera, Coelho Santos, António Galapito, Pedro Lemos e Manuel Maldonado aceitaram o desafio de cozinhar unicamente com fogo e brasas, tendo à sua disposição uma fogueira no chão de 90 metros quadrados.

O objetivo da iniciativa é que esta se traduza numa celebração dinâmica das origens da cozinha, mas também de promoção de um uso responsável do fogo no mundo da culinária e homenagem aos bombeiros.

Para Miguel Rocha Vieira este é um evento de extrema relevância que permite celebrar a comida “sem rodeios ou fantochadas, cozinhada da mesma forma como era há milhares de anos.” Cingidos ao modo mais elementar de cozinha, os chefs terão de trabalhar longe da sua zona de conforto o que, segundo o chef Cascalense, “por si só já se torna num desafio”. Não poderem controlar a temperatura será “o mais complicado”, confessou o chef premiado com três estrelas Michelin.

Embora seja o palato o melhor cliente deste festival de chefs e fogo, o cenário musical será também uma das grandes atrações. Artistas musicais como Best Youth, Budda Power Blues, Deixem o Pimba em Paz, Frankie Chavez, Tiago Bettencourt e Salvador Sobral serão o acompanhamento perfeito de um menu sobre brasas.

Para além da comida e da música, haverá também no recinto do evento espaços dedicados a workshops e palestras que pretendem informar e educar sobre o papel do fogo e os cuidados e preocupações a ter na sua utilização. “Numa altura em que temos o país preocupado com os incêndios, acho que é importante relembrar que o fogo tem um papel importante nas nossas vidas e no nosso quotidiano e que acaba por ser nosso “amigo”, desde que seja usado de forma responsável”, reforçou Miguel Sousa Vieira.

Entre as 12h e as 22h do dia 23 de Setembro cerca de mil pessoas vão poder provar e experienciar um menu confecionado, ao longo de 24 horas, numa fogueira. O bilhete inclui uma porção de comida de cada um dos chefs e três bebidas, dando também acesso a todos os concertos, workshops e palestras.

Dos 55 euros de cada bilhete vendido, 5 euros serão doados aos Bombeiros do Estoril. Para além disso, as fotografias do evento, ao cuidado de Arlindo Camacho e Tiago Pais, serão, posteriormente, apresentadas num livro e numa exposição, cuja receita reverte a favor desta corporação de Bombeiros.

Ainda no âmbito da consciência ambiental, este será um festival totalmente sem plástico, substituindo os utensílios deste material por louça japonesa feita de bambu e cana-de-açúcar.

“É um desafio, mas nós gostamos disso, de sair da nossa zona de conforto. Estamos muito animados e contentes por fazer parte desde evento”, rematou o conceituado chef Miguel Sousa Vieira. M.D.A.

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0