CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Da teoria à prática: alunos constroem kart de raiz

Alunos do curso de mecatrónica da Escola Matilde Rosa Araújo contruíram protótipo automóvel

Peça a peça, parafuso a parafuso. Ao longo de três anos, os alunos de várias turmas do curso profissional de Mecatrónica da Escola Básica Secundária Matilde Rosa Araújo, puseram mãos à obra e construíram de raiz o protótipo, uma espécie de kart a combustão, que foi agora testado pelo presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras.

O autarca experimentou alguma dificuldade em entrar no kart feito à medida dos alunos, mas com alguma ginástica sentou-se aos comandos e garante que há todos os motivos para “dar os parabéns aos alunos. Este é o resultado de uma aposta que foi feita há alguns anos atrás e que tem vindo a ser consolidada”, afirmou Carlos Carreiras.

“Isto é único”, revelou o professor de Mecatrónica, Joaquim Bouto, engenheiro de formação, que explicou ao presidente da Câmara os avanços e recuos a que a construção do kart obrigou, levando os alunos a por em prática os conhecimentos adquiridos. “Quando uma solução não era mais adequada tinha de se voltar a trás”, explicou. Porém, valeu a pena e o resultado promete: “Agora com umas melhoriazinhas já entrava na produção em série”.

Guilherme Rodrigues, aluno do 11.º ano, fez as honras da casa exibindo os dotes de condução para mostrar que o veículo tem todos os motivos para a turma, o professor e a escola se sentirem orgulhosos. À pergunta de “é bom meter a mão na massa?”, responde sem pensar: “é!”

 

Na Escola Básica e Secundária Matilde Rosa Araújo, uma das principais áreas de formação profissional é a mecatrónica, onde a parceria com diversas entidades como a Câmara Municipal, ATEC e o IEFP permitem responder a novos desafios.

Com três anos de duração e 20 alunos por turma (do 10.º ao 12.º) o curso é hoje muito concorrido, pelo que as vagas esgotam logo, sendo a taxa de empregabilidade elevada.

A escola tem ainda outras ofertas na área de gestão de redes e eletrónica médica, indo ao encontro da formação de profissionais em áreas em crescimento.

FH/CMC

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0