CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Declaração de Cascais revoluciona mobilidade ibérica

Cascais - Presidência Portuguesa da Rede CiViNET.

O primeiro dia do IX Fórum CiViNET, que decorre até esta sexta-feira no Centro Cultural de Cascais, foi marcado pela assinatura do Acordo de Cascais. Através deste documento, as cidades da Rede CiViNET CIVITAS de Espanha e Portugal – entre as quais está, por exemplo, Madrid, Pontevedra, Comunidade de Cantábria, Alcobendas, Irún, Vitória, Murcia, Braga, Guimarães, Torres Vedras e Coimbra – comprometem-se a implementar e disseminar políticas e medidas integradas nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, responsabilizando-se pela sua difusão no espaço ibérico, europeu e mundial.

O ‘Cidades CiviNET: Estratégia Cascais 2018’ parte da assunção de que a “cidade é a unidade política mais determinante do século XXI” e “o berço da democracia e da cidadania”. Em nove pontos, aponta para medidas concretas que realizem esse potencial da cidade no serviço ao cidadão.

A criação da cidade “pós-automóvel”, a pedonalização dos meios urbanos, a devolução dos espaços públicos aos cidadãos e a prossecução de políticas que tragam “a mobilidade para valores tendencialmente gratuitos” são algumas das medidas mais emblemáticas inscritas no documento proposto por Cascais e subscrito por 11 cidades e comunidades do espaço ibérico.  

“Um dos principais objetivos desta Rede é agregar várias cidades para ter alguma força reivindicativa e, assim, implementar políticas de mobilidade local. Neste momento pretendemos que se beneficie a pessoa em prejuízo do automóvel, optando por meios de transporte mais amigos do ambiente”, afirma o arquiteto Rui Espírito Santo.

Nestes dois dias de Fórum estão oradores nacionais e espanhóis empenhados em discutir o Transporte Público enquanto impulsionador da requalificação e valorização urbana, numa perspetiva económica de competitividade territorial, mas não só. Esta reunião anual da Associação sem fins lucrativos, orientada para a Segurança Rodoviária e Mobilidade Sustentável, tem ainda em cima da mesa projetos já aplicados, por exemplo, em Alcobendas – Presidência Espanhola da Rede CiViNET –, Murcia, Viseu e Cascais, com destaque para o MobiCascais - Sistema Integrado de Mobilidade Sustentável. SJ

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0