CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Dia da Internet Mais Segura assinalado em Cascais

Sessão de sensibilização teve a participação de 400 crianças e 100 seniores

Os cinemas do centro comercial CascaiShopping acolheram, na manhã desta quarta-feira, dia 7 de fevereiro, uma sessão de sensibilização que visou assinalar o Dia da Internet Mais Segura. Numa iniciativa organizada pela Microsoft Portugal e Guarda Nacional Republicana (GNR), apoiada pela Câmara Municipal de Cascais, cerca de 400 crianças e 100 seniores do concelho, tiveram a oportunidade de ficar a conhecer melhor os perigos do mundo digital aos quais podem estar expostos.

“É excelente ver entidades públicas e privadas a colaborarem neste tipo de iniciativas”, referiu o vereador da Câmara Municipal de Cascais, Frederico Pinho de Almeida.

Os participantes na sessão de hoje vieram da freguesia de Alcabideche, nomeadamente do Agrupamento de Escolas de Alcabideche, da Associação Social dos Idosos da Amoreira, e da Associação de Bem Estar Social de Alcabideche. O presidente da Junta de Freguesia de Alcabideche, José Filipe Ribeiro, também marcou presença na sessão.

No seguimento do evento de hoje, e durante próximos meses, a Microsoft Portugal e a GNR vão desenvolver um conjunto de ações de sensibilização junto de instituições de ensino, para alunos, professores, encarregados de educação, e comunidade sénior, com o objetivo de reforçar a literacia digital e sensibilizar para os princípios básicos de segurança na Internet a nível nacional. Entre os temas a abordar, encontram-se a Cidadania Digital, a Inteligência Artificial e como esta pode ajudar no dia a dia, os perigos da desinformação e das notícias falsas, cyberbullying e o furto de identidade, a privacidade e segurança dos dados, e a dependência da Internet.

“Nos 10 anos que tem esta iniciativa, já tivemos a participação de mais de 370 mil alunos. Estas ações são muito importantes”, disse Andrés Ortolá, Diretor-Geral da Microsoft Portugal.

As sessões de sensibilização são gratuitas e dirigidas a estudantes do ensino básico e secundário de todo o país, e contam com o envolvimento de mais de 400 militares da GNR e mais de 100 voluntários da Microsoft Portugal. O objetivo é chegar ao maior número de escolas e alunos possíveis, onde os militares da estrutura de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário desenvolvem o Programa “Escola Segura”.

“Este tipo de iniciativas é o materializar daquilo que fazemos diariamente”, disse o Major Ricardo Silva, da GNR.

De referir, que a Microsoft Portugal é membro fundador do Consórcio da Internet Segura e há dez anos consecutivos que se associa à GNR para assinalar, em fevereiro, o mês da Internet Mais Segura.

CMC | DG | MC | PM

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0