CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Dia Internacional de Monumentos e Sítios | Rotas da Geologia de Cascais

Sabia que na Parede está preservada uma jazida com pegadas de dinossáurios?

Ou que há certos locais onde é possível observar falhas tectónicas ou rochas com 145 milhões de anos? Ou ainda os mais importantes lapiás costeiro do país?

Quando lhe for possível, propomos a descoberta do nosso património geológico no âmbito de um passeio ao ar livre pelo concelho. Escolha entre a Rota da Geologia Sul (percurso de 5km, grau de dificuldade: fácil) ou Oeste (percurso de 17km, moderado), ative os dados do seu “smartphone” e divirta-se. Em alguns pontos também pode tirar partido da rede Cascais wi-fi (internet gratuita).

Desenvolvidas para proporcionar a descoberta do património geológico que aflora no litoral do concelho (Rota da Geologia Sul) ou na zona oeste (Rota da Geologia Oeste) as Rotas da Geologia estão disponíveis na APP Cascais 360⁰. Além de um mapa com a geolocalização dos pontos de observação, disponibiliza também uma breve explicação sobre cada um, contribuído para um melhor conhecimento do concelho. O conteúdo científico é retirado da Carta Geológica de Cascais, folha 34C e respetiva notícia explicativa e também da obra do Professor Doutor Miguel Magalhães Ramalho.

As rotas podem ser utilizadas por estudantes, professores ou famílias. Basta que haja interesse no conhecimento das riquezas geológicas. De uma forma fácil e intuitiva o visitante é convidado a explorar os locais de interesse geológico no litoral do concelho e a descobrir a imponência das arribas, a proximidade da serra e do oceano. Alguns dos geossítios referenciados além do grande valor educativo, são um valor paisagístico excecional.

Rota da Geologia Sul |Percurso de 5 quilómetros para ser cumprido em 90 minutos. Grau de dificuldade fácil. Faz-se ao longo de 11 pontos de observação de Carcavelos até S. Pedro do Estoril, sempre na zona litoral. 

Rota da Geologia Oeste | Percurso de 17 quilómetros para ser cumprido em 180 minutos. Grau de dificuldade moderado. Faz-se ao longo de 11 pontos de observação entre a Boca do Inferno e o Abano na zona litoral, e mais dois no interior: um na Malveira e outro em Murches. 

150 milhões de anos de história geológica

O percurso pelas rotas geológicas atravessa 150 milhões de anos de história geológica, é possível reconhecer grandes eventos como regressões ou transgressões do nível médio das águas do mar. Através dos indícios dados pelas rochas podemos fazer a interpretação paleogeográfica/paleoambiental dos ambientes de deposição durante a era mesozoica, mais concretamente nos períodos Jurássico e Cretácico. Também podemos conhecer a fauna destes períodos preservada nos fósseis de animais marinhos e nas pegadas de dinossáurios.

Sobre o Professor Doutor Miguel Magalhães Ramalho | Investigador, diretor do Museu Geológico de Lisboa, empenhou-se na divulgação do património geológico e arqueológico do país. Figura maior da geologia em Portugal e empenhado defensor das questões da conservação da Natureza, defendia ser “essencial” conhecer “a terra que pisamos” e considerava a Geologia como muito importante em áreas como o ordenamento do território, o reconhecimento de recursos minerais, nomeadamente de fontes de água. Foi um dos responsáveis pela elaboração da Carta Geológica de Cascais. Foi vereador da Câmara de Cascais de 1972 a 1974 intervindo na salvaguarda do património do concelho, o que lhe mereceu a medalha de Mérito Municipal no ano de 2000. Faleceu a 8 de março de 2021.

As rotas do Património Natural foram apresentadas no Dia Internacional de Monumentos e Sítios (18 de abril) que este ano foi dedicado ao tema "Passados Complexos: Futuros Diversos".

Sobre o Dia Internacional de Monumentos e Sítios | Criado pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS) a 18 de Abril de 1982, e aprovado pela UNESCO no ano seguinte, esta data visa sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para a necessidade da sua proteção e valorização. Celebrando o património nacional, comemoramos também a solidariedade internacional em torno do conhecimento, da salvaguarda e da valorização do património em todo o mundo. Em 2021, o tema proposto para o DIMS pelo ICOMOS Internacional é "Passados Complexos: Futuros Diversos". Mais informações AQUI

FH/CMC

 

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0