CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

"DNA Match": Candidatos a empregos apresentam-se a empresas

Decorreu na DNA Cascais o primeiro "pitch Match", no qual candidatos a empregos tiveram oportunidade de se apresentar a empresas que pretendem contratar novos recursos humanos. Esta foi uma forma muito diferente da usual entrevista de emprego, em que os candidatos tiveram um determinado tempo para se apresentarem e convencerem os empregadores que tinham o perfil ideal para as vagas disponíveis. Foram 98 candidatos e 26 empresas os participantes nesta primeira fase do "DNA Match".

“Este é um primeiro momento de seleção entre dos candidatos ao programa DNA Match e as empresas participantes”, refere Francisco Carreiro, Chefe da Divisão de Empregabilidade e Promoção de Talento da Câmara Municipal de Cascais que em conjunto com a DNA Cascais lançaram este programa de estágios profissionais para quem está em situação de desemprego de qualquer idade. “São dois minutos em que os candidatos apresentam as suas propostas de valor às entidades empregadoras que vão acolher estagiários no âmbito do DNA Match”, acrescentou o dirigente municipal.

Nuno Lourenço, fundador e CEO da "Today Patents", refere as vantagens deste tipo de recrutamento: “ Esta é uma iniciativa muito interessante que conjuga os interesses das empresas com os candidatos e que vai muito para além da apresentação do currículo”, salienta o CEO que espera encontrar hoje o candidato ideal para a vaga disponível na empresa que fundou. “Este método elimina muitas etapas da contratação convencional porque numa breve apresentação percebemos quais os candidatos que possuem competências técnicas e pessoais para integrar a vaga”, acrescentou Nuno Lourenço.

Inês Santos veio em busca de uma oportunidade para integrar pela primeira vez o mundo do trabalho e apesar de se considerar “pouco extrovertida” referiu que o pitch lhe correu bastante bem: “ Não é todos os dias que temos a oportunidade de nos apresentar de forma tão criativa aos empregadores e estou a adorar esta nova experiência e gostava muito de trabalhar para uma das empresas presentes”, adianta a candidata.

Para Fernando Vieira que tirou o curso de Línguas e Humanidades, esta oportunidade de integrar o programa "DNA Match" é uma forma de garantir a continuidade da sua atividade profissional, uma vez que o seu contrato de trabalho estás prestes a terminar. “ Concorri porque quis ter novas oportunidades e novos desafios e as vagas que as empresas aqui presentes disponibilizam têm tudo a ver comigo” garantiu o jovem. “Ao início estava um bocado nervoso, mas quando comecei o 'pitch' correu super bem”, acrescentou o candidato bastante entusiasmado com a experiência. “Mesmo para quem não é selecionado esta experiência é uma mais valia para desenvolver competências e à vontade”, referiu, ainda Fernando Vieira.

O "DNA Match" é um programa que permite, assim, juntar empregadores do concelho de Cascais e todos aqueles que, independentemente da idade, procuram uma oportunidade ou uma mudança no percurso profissional.

A grande diferença entre o o DNA Match e os outros programas de estágios profissionais existentes é que não se trata de um programa exclusivamente para jovens. Existe uma majoração na comparticipação das bolsas de estágio para candidatos com idade igual ao superior a 45 anos, assim como para candidatos desempregados de longa duração.

São ao todo 34 bolsas de estágio subsidiadas, com a possibilidade de os estagiários integrarem futuramente o quadro das empresas. A Câmara Municipal de Cascais vai trabalhar muito próximo com a DNA, através do acompanhamento dos estagiários e “dinamizando o programa de formação paralelo ao estágio em contexto de trabalho”, explicou Francisco Carreiro que tem sob sua responsabilidade a Divisão de Empregabilidade e Promoção de Talento.  PL      

 

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0