CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Ecoludoteca: Combater o desperdício a brincar

Despertar nos mais novos o consumo responsável e a sustentabilidade

A partir desta quarta-feira, 2 de dezembro, Cascais conta com mais um espaço lúdico inovador destinado a crianças, jovens e famílias. Na Ecoludoteca de Cabeço de Mouro, na freguesia de S. Domingos de Rana, criada e dinamizada pela Fundação Champagnat, os mais novos podem beneficiar de diversas atividades educacionais orientadas não formais ou simplesmente brincar de forma espontânea.

Mas, a população sénior também tem aqui um espaço onde poderá conviver e desenvolver competências, por exemplo, nas novas tecnologias, através de workshops ou acedendo à internet e aos equipamentos informáticos disponíveis. Uma forma de combater o isolamento de que sofrem, em muitos casos, os mais velhos dentro da comunidade. 

O espaço que funciona em open space mas com acolhedoras zonas delimitadas por temas, como sejam o "Gingadance" para exercícos de expressão corporal e teatro, o "Conect@dos" com computadores e acesso á internet para jovens e séniores, o "Shhh..." com sofás e cadeira de baloiço que convidam à reflexão e à leitura, o "Atelier de Ideias" para desenhar e conceber ideias e projetos e as zonas  mais lúdicas para os mais pequenos como o "Bairro da Fantasia" e o "Era uma vez..." onde se vão contar muitas histórias e dar asas à imaginação.  

" O cabeço de Mouro estava identificado como uma zona do nosso concelho que necessitava de uma maior presença da Rede Social", referiu Frederico Pinho de Almeida, vereador da Câmara Municipal de Cascais com o pelouro da Educação, elogiando as valências desta Ecoludoteca que vão permitir dar essa resposta social não só aos mais jovens como também à população sénior e às famílias em geral. 

Para além de ser um espaço lúdico, a iniciativa integra também um Gabinete de Apoio à Família que é "absolutamente determinante, uma vez que há aqui famílias com uma necessidade de apoio que vai para além do apoio alimentar e de bens essenciais", sublinhou o vereador, referindo-se "ao apoio no desenvolvimento de competências sociais e psicossociais" que vai ser possível graças a esta parceria com a Fundação Champagnat.        

Esta Ecoludoteca junta-se, assim, à rede de sete ludotecas e 21 ludobibliotecas existentes no concelho. mas, com um carácter inovador e diferenciador dos restantes espaços lúdicos da Rede de Espaços Lúdicos de Cascais, por utilizar como estratégia pedagógica o jogo e o lúdico associado à reutilização de materiais e o combate ao desperdício. "Um desafio lançado às crianças, jovens, família e comunidade, a envolverem-se e a serem os protagonistas na elaboração dos próprios materiais lúdicos", como nos explicou Bárbara Gardete, presidente do Conselho de Administração da Fundação Champagnat.    

"Este é um projeto que pretende promover a consciência ecológica e o compromisso de cuidar na nossa Casa Comum, socorrendo-se de uma abordagem ecológica e social", acrescentou Bárbara Gardete, esclarecendo que a Ecoludoteca "tem como objetivo uma mudança social e cultural, que promova a solidariedade, o consumo responsável e a sustentabilidade. O jogo e o brincar de e com materiais reciclados serão elementos integradores e catalisadores de desenvolvimento, de construção de novas relações, de novas oportunidades, de possibilidade de vivência de valores comunitários, sociais, morais e culturais".

Sobre a Fundação Champagnat | Uma Instituição Privada de Solidariedade Social (IPSS) e Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), fundada por Irmãos Maristas, que assume o seu compromisso na promoção e apoio de iniciativas, na área da educação, solidariedade e da promoção dos direitos e proteção das crianças, que contribuam para a melhoria das condições de vida de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Paralelamente, também atua a área preventiva integrando redes sociais nas quais desenvolve e implementa ações de incidência política, celebrando parcerias e protocolos com entidades governamentais e não-governamentais, em articulação com instituições internacionais e nacionais, que partilham a sua missão na defesa e garantia dos direitos. Este posicionamento favorece a partilha de boas práticas, a construção de novos conhecimentos, a criação de sinergias, a divulgação dos valores Maristas e construção de uma sociedade mais igualitária.

Mais informação: https://fundacaochampagnat.org  

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0