CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

“Educar para uma Geração Azul”. Programa dá formação a 83 professores de Cascais

Programa pioneiro leva literacia do Oceano a cerca de 2000 alunos do concelho de Cascais.

A Fundação Oceano Azul e o Oceanário de Lisboa, a Direção-Geral da Educação e a Câmara Municipal de Cascais criaram uma parceria para a implantação do programa-piloto «Educar para uma Geração Azul» em várias escolas de Cascais.

“Foram 22 escolas públicas e privadas do concelho que aderiram de imediato. A formação é dada a 83 professores, que só este ano vão chegar a cerca de 2000 mil alunos”, disse Joana Balsemão, vereadora da Câmara Municipal de Cascais.   

Joana Balsemão salientou ainda que quando a Fundação Oceano Azul se dirigiu à Câmara Municipal de Cascais, para se lançar este projeto nas primárias do concelho, no sentido de promover este conhecimento: a literacia azul por todos os alunos, a resposta foi óbvia: "Tínhamos um parceiro de excelência, tínhamos um desígnio nacional, e o setor do ambiente aliado ao setor da educação não hesitaram”.

“A formação é muito importante, porque nos dá ferramentas sobre como trabalharmos estes temas com crianças dos 6 aos 10 anos. São ensinadas várias técnicas, vários jogos, temos materiais e exemplos de situações bastante dinâmicas, que os alunos vão adorar”, referiu Cidália Parreira, professora da EB Alto da Peça, em Alcabideche presente nesta formação.

O programa visa explicar às crianças a estreita dependência que os seres humanos têm do mar, o que raramente é compreendido, assim como a importância estratégica que o mar tem para os países costeiros e, em especial, para Portugal e para os seus habitantes.

Levar as crianças a crescerem conscientes da importância de contribuírem para a conservação do oceano - hoje seriamente afetado pelos impactos negativos da sua exploração e pelas alterações climáticas - é determinante para que este continue a ser o principal sistema de suporte à vida no Planeta.

Este programa, sem precedentes, implica a formação de professores do 1.º ciclo do ensino básico e a integração do primeiro manual sobre o oceano em contexto escolar. Este manual, que foi elaborado pela Fundação Oceano Azul e Oceanário de Lisboa, com o apoio e a validação da Direção-Geral da Educação, é inteiramente dedicado a temáticas sobre o oceano e destina-se aos professores, os principais dinamizadores desta iniciativa. AQ

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0