CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Eid al-Fitr: Fim do Ramadão celebrado em Cascais

“Cascais é a “nossa casa e a vossa casa”, afirmou Carlos Carreiras aos muçulmanos que se reuniram no Hipódromo Manuel Possolo.

A comunidade muçulmana de Cascais celebrou hoje, no Hipódromo Municipal Manuel Possolo, o fim do Ramadão com a festa do Eid al-Fitr – a “celebração do fim do jejum”.

Os fiéis comemoram, principalmente, os últimos dez dias do mês do Ramadão, devido ao “Laylatul-Qadr”, ou “Noites do Poder”, período durante o qual os muçulmanos acreditam que Alá perdoa as ofensas e pecados graves que tenham cometido e concede bênçãos aos devotos.

O Presidente da Câmara de Cascais discursou a algumas centenas de fiéis presentes e disse “não acreditar em coincidências e que nada acontece por acaso”, discorrendo sobre a coincidência da mais sagrada celebração dos “nossos irmãos muçulmanos” ocorrer ao mesmo tempo que milhares de cristãos também celebram em Fátima as aparições da Virgem.

Aos muçulmanos do concelho ali persentes, Carlos Carreiras disse: “Cascais é a “nossa casa e a vossa casa”, já que “não importa onde nasceram, por cada um de vós é uma parte insubstituível da nossa comunidade”.

A celebração do fim do Ramadão contou com a presença do Presidente da Comunidade Islâmica Mahomed Iqbal e com o Presidente honorário da Comunidade islâmica Portuguesa Abdool Vakil que se dirigiram aos fiéis com mensagens de cariz religioso e de apelo à paz, concórdia e de obediência às determinações das autoridades sanitárias devido à pandemia.

Carlos Carreiras cumprimentou particularmente os diplomatas presentes e os responsáveis pela comunidade muçulmana em Lisboa e Cascais e os “cidadãos” de Cascais ali presentes para a cerimónia. O embaixador da Líbia em Portugal, Ali Emdored, manifestou efusivamente a sua alegria pela forma como Cascais e o seu Presidente de Câmara acolheram e apoiaram esta celebração tão importante para os muçulmanos.

Em Portugal, a comunidade islâmica conta com 80 mil crentes, dos quais 2000 vivem em Cascais.

SRS/CMC

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0