CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Em Cascais pode votar em Segurança

Uma mesa de voto por sala, desdobramento das mais concorridas para votar em segurança.

Uma mesa de voto por sala e o desdobramento de locais de voto vão permitir que os eleitores de Cascais exerçam o seu direito cívico dia 24 em segurança, foi isto o que garantiram os presidentes de Junta de Freguesia do concelho de Cascais (consulte aqui toda a informação sobre as eleições).

Maria Fernanda Gonçalves, presidente da Junta de Freguesia de S. Domingos de Rana apela aos munícipes de Cascais que vão votar nas eleições presidenciais, no próximo dia 24, apesar do confinamento, já que todas as condições de segurança “estão garantidas”.

“Colocamos mesas em salas de forma a permitir que as pessoas votem mantendo as condições de segurança nas 57 mesas de voto espalhadas por toda a freguesia”, disse Maria Fernanda Gonçalves.

O mesmo garante José Filipe Ribeiro, presidente da Junta de Freguesia de Alcabideche. “Para as eleições presidenciais não houve alterações dos locais aonde funcionam as secções de voto, mas tivemos a preocupação de criar condições de máxima segurança das pessoas”, assegura o autarca.

“Cada sala só vai ter uma mesa de voto, vai estar desenhada no chão dos locais de voto sinalética a identificar percurso e fitas a delimitar os trajetos de entradas e saídas, por forma a evitar que os eleitores se cruzem, e mantendo distanciamento”, refere José Ribeiro.

O presidente da Junta de freguesia de Alcabideche esclarece ainda que nos locais de voto “vão estar disponíveis para os eleitores máscaras, álcool gel e cada pessoa vai ter a sua caneta para votar, canetas que vão ser  fornecidas pela autarquia”, reforçando por isso o apelo aos seus fregueses: “Não tenham receio, venham em segurança votar”.

Nuno Filipe Ferreira Alves, presidente da União das Freguesias Carcavelos/Parede garante que foram asseguradas as condições de modo a que sejam cumpridas todas as regras de segurança em situação de pandemia, mas faz um apelo aos eleitores: “Tenham paciência e serenidade porque para votar em tempos de pandemia a falta de paciência é inimiga. Têm a garantia de que podem vir votar, porque a máquina está montada e iremos ter um conjunto vasto de voluntários em cada escola devidamente identificados pela Junta de Freguesia, a quem se poderão dirigir e colocar as dúvidas no acesso à sua mesa de voto”, disse o autarca.

O presidente da União das Freguesias Cascais e Estoril, Pedro Morais Soares, esclarece que foi feito “um desdobramento de secções de voto criando mais quatro postos de secções de voto”, especificando: “O posto C, na Areia e Birre; o posto D na Aldeia de Juze para servir as populações que residem na Aldeia de Juze, na Charneca e no Bairro Chesol; o posto E para os Bairros das Fontainhas, Marechal Carmona, S. José e do Navegador e o ponto F para os residentes no Monte do Estoril, Bairro de Santo António, Bairro Fausto Figueiredo e Bairro Miragolfe”.

Com a criação destes novos postos, refere o autarca, são retirados “cerca de 14 mil eleitores da Escola Secundária de Cascais e da Escola Secundária de S. João do Estoril, colocando as mesas de voto mais próximos dos eleitores e evitando aglomerações quer na Escola Secundária de Cascais quer na Escola de S, João do Estoril”.

Também assim, garante Pedro Morais Soares, é possível votar nas referidas escolas, “nas que concentram maior números de eleitores passar a haver apenas uma mesa por sala e estão garantidas as condições de circulação sem por em risco o distanciamento social”, referiu o  autarca.

Nesta freguesia, para além das 275 pessoas que vão estar nas mesas de voto, o eleitor também “pode contar com o apoio de um grupo extenso de voluntários” do movimento escu(o)tista.

E para todos os eleitores fica o apelo de todos os presidentes das Juntas de Freguesias do Concelho: “Venham votar porque será completamente seguro exercer o seu direito de voto”.

Fica ainda a indicação quer para novos eleitores, quer para todos os que não tenham a certeza do seu local de voto: Enviem um SMS para o número 3838 e escrevam: RE (espaço) nº de cidadão, ano de nascimento, mês e dia (por esta ordem). Receberão a resposta com o local de voto e a mesa específica.

Consulte aqui toda a informação que precisa saber sobre as eleições no concelho

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0