CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

+Empregabilidade | Cascais lança programa de apoio aos munícipes

Vouchers para apoiar despesas na procura ativa de emprego, (re)ativação profissional e concretização de projetos

Há um novo recurso em Cascais para apoiar a empregabilidade dos munícipes, disponibilizando mais ferramentas para promover o desenvolvimento de competências e facilitar a inserção no mercado de trabalho. 

“O ano de 2021 iniciou-se com uma taxa de desemprego a subir para o nível mais elevado desde o início da pandemia, sendo mulheres, jovens e residentes na área da grande lisboa as principais vítimas do desemprego, realçando-se ainda o facto de, em janeiro, o número de casais com ambos os elementos no desemprego tenha subido 22,9%”, aponta Frederico Nunes, vereador com o pelouro do Emprego na Câmara Municipal de Cascais. Uma realidade esperada tendo em conta a pandemia que levou o município a lançar “um programa municipal de apoio à criação de emprego e melhoria da empregabilidade dos munícipes de Cascais”, ainda em junho do ano passado, explica o vereador.

Agora, com o aumento de desemprego, o programa é reforçado, como explica Frederico Nunes: “O + Empregabilidade é um programa que integra esse programa de apoio à criação de emprego e que pretende facilitar o acesso a um conjunto de recursos desbloqueadores / dos obstáculos à empregabilidade”.

Quatro vouchers para compensar despesas

Em forma de vouchers, estes apoios visam dar aos munícipes em situação comprovada de dificuldades económicas os meios para apostarem na sua empregabilidade e projeto profissional pessoal, garantindo oportunidades para todos. “É uma resposta inovadora, que pretende chegar àqueles a quem é mais difícil de chegar, procurando facilitar, de forma acompanhada, “capacitante” e responsável, o acesso a oportunidades que possam gerar rendimento para o próprio”, acrescenta o vereador do Emprego na edilidade.

Ao todo são quatro vouchers destinados comparticipar as despesas em áreas distintas comprovadamente associadas ao desenvolvimento profissional dos munícipes, seja na sua Qualificação; Procura de Emprego, Espaço de Trabalho ou Experimentação de Microiniciativas. Nos três primeiros casos as candidaturas decorrem ao longo de todo o ano. No caso do voucher Experimentação de Microiniciativas as candidaturas terminam no final de março.

Qualificação: para cursos de formação destinados a aceder a novas oportunidades profissionais

Procura de Emprego: para apoiar deslocações para entrevistas de emprego ou outras despesas. É ativado pelos parceiros aderentes.

Espaço de Trabalho: resposta a quem precisa de um espaço para desenvolver o seu projeto.

Experimentação de Microiniciativas: pode ser usado para alavancar projetos geradores de rendimento ou autoemprego. A candidatura ao Programa deve ser enquadrada por um/a técnico/a que acompanha o/a munícipe e a concretização do seu plano. A primeira fase de candidaturas ao Voucher Experimentação de Microiniciativa decorre até ao final de março.

Saiba mais aqui.

(CMC/FMC)

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0