CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Encerrou o Dispositivo de Monitorização da Época Balnear 2021

Do dispositivo criado em 2020 fazem parte 23 entidades.

Pode ainda não ter reparado, mas ele está presente e desde que foi criado, em 2020, tem aumentado a capacidade de resposta operacional nas questões ligadas ao Litoral à Época Balnear. A quem nos referimos? Ao Dispositivo Municipal de Monitorização e Fiscalização da Época Balnear que, nesta quarta-feira, teve a sua reunião final deste ano e o balanço foi, acima de tudo, positivo.

Para fazer face à maior Época Balnear do País – de 1 de maio a 15 de outubro – e às inúmeras ocorrências que urgem resolver nesta época do ano, a Câmara Municipal de Cascais formou uma equipa da qual fazem parte 23 entidades, públicas e privadas, que trabalham para potenciar sinergias ao nível da resposta operacional com áreas de intervenção complementares nas áreas balneares.

Durante o período da Época Balnear representantes das diferentes entidades reúnem-se quinzenalmente para analisar indicadores, como análises à qualidade da água balnear, números de ocorrências, salvamentos, situações de segurança pública, entre outros. Estas reuniões e tudo aquilo que acontece entre reuniões tem o objetivo de agilizar e melhorar a resposta em casos de urgência e de contribuir para a gestão corrente destas entidades.

Este ano a consolidação do Dispositivo Municipal traduziu-se num:  

·Aumento significativo da capacidade de monitorização e fiscalização com a centralização da informação de todas as entidades que concorrem para este processo, numa estrutura única de coordenação assegurada pela CMC;

·Aumento da capacidade de articulação entre todos os elementos que compõe do Dispositivo

·Promoção de sinergias entre entidades que concorrem para o mesmo setor de intervenção, possibilitando uma gestão mais eficientes de meios humanos e materiais disponíveis (evitando duplicação de meios numa praia/território ou colmatando défice de meios temporários de uma entidade, por exemplo);

·Aumento significativo da capacidade de análise tática e estratégica por parte dos serviços e executivo da CMC, respetivamente, de forma a potenciar a rápida capacidade de adaptação e resposta a necessidades/problemas identificados.

“Estas entidades, de forma muito direta, trabalham e contribuem para tornar toda a experiência no Litoral mais agradável e segura para os utentes. O dispositivo permite-nos tirar o pulso a todas as atividades regulares e ainda ir mais além na otimização da resposta e da prevenção. É mesmo caso para dizer que a soma das partes é maior do que as partes individualmente somadas", terminou Joana Balsemão, vereadora da Câmara Municipal de Cascais.

Entidades que integram o Dispositivo Municipal:

Águas de Cascais;
Águas do Tejo Atlântico;
Agência Portuguesa do Ambiente (APA);
Associação dos Nadadores Salvadores Brave Heart;
Associação dos Nadadores Salvadores CaparicaMar;
Autoridade de Saúde do Concelho;
Autoridade Marítima Nacional;
Cascais Ambiente;
Cascais Próxima;
CMC - Cascais Jovem / DJUV;
CMC - Comunicação / DMCO;
CMC - Gabinete da Presidência;
CMC – DAM / DQAM;
CMC - Transporte / DAT;
CMC - Vereação;
Praia Viva - Associação de Concessionários;
Corpos de Bombeiros;
Guarda Nacional Republicana;
Polícia de Segurança Pública;
Polícia de Segurança Publica - Segurança de Transportes Públicos;
Polícia Municipal;
Serviços de Estrangeiros e Fronteiras;
Serviço Municipal de Proteção Civil.

SJ/CMC

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0