CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Encontro Nacional de Jovens Debate o Futuro

“Os jovens são o nosso futuro e o nosso presente também”, afirmou Catarina Marques Rodrigues, moderadora do Fórum do Futuro: Ensino Superior.

O segundo dia do Encontro Nacional de Jovens voltou a juntar mais de 500 participantes de todo o país, mas também de outras partes do mundo.

O primeiro Fórum do Futuro do dia foi dedicado ao tema do Ensino Superior e contou com a presença de David Justino e de Eduardo Marçal Grilo, antigos ministros da Educação, para apresentarem as suas ideias e pontos de vista sobre o tema. A moderar o debate esteve Catarina Marques Rodrigues, jornalista da RTP, que adiantou: “pensar como é que podemos estar no ensino superior, escolher o melhor curso e fazê-lo da melhor maneira é essencial para sermos melhores jovens e melhores adultos no futuro”.

A jornalista considerou ainda que este Encontro Nacional de Jovens é “super útil porque permite pensar na juventude e no futuro em vários prismas: política, informação, direitos humanos, igualdade ou economia. Nós seremos jovens tão mais ricos quanto mais pensarmos nas várias dimensões”.

A seguir, decorreu o Youth Summit que abordou os temas “defender os direitos humanos na era do multiculturalismo” e “novas formas de ativismo político”.

Um dos oradores deste painel foi Chris Arnold, diretor da World Merit, uma organização que procura valorizar e potencializar as qualidades dos jovens de todo o mundo e que os incentiva a criar oportunidades transformadoras. Para apresentar o seu trabalho, a World Merit trouxe até ao Encontro Nacional de Jovens 11 representantes que já implementaram projetos que tentam mudar vidas e cumprir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Durante o Youth Summit alguns jovens participaram em sessões de trabalho com o objetivo de desenvolver novos direitos em resposta à questão do Conselho Nacional de Juventude: “Se a Declaração Universal dos Direitos Humanos fosse escrita hoje, como seria?”

Neste segundo dia ainda houve espaço para um Fórum do Futuro dedicado à Economia e, pelas 21h30, Fernando Alvim vai receber Marques Mendes para o “What’s Up?”.

O Encontro Nacional de Jovens continua amanhã e termina com a Festa de Encerramento de Cascais Capital Europeia de Juventude 2018.

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0