CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Entrega de diplomas do projeto São Domingos Qualifica

76 adultos concluíram etapa de formação educativa.

O projeto São Domingos Qualifica surgiu em articulação com o Centro Qualifica de São João do Estoril, com o intuito de proporcionar à população residente na freguesia de São Domingos de Rana, o acesso à progressão na qualificação e à melhoria da empregabilidade, através da oportunidade de conclusão dos estudos.

Esta segunda-feira, e ainda inserido nas celebrações da Semana do Município 2023, decorreu a cerimónia da entrega dos diplomas deste projeto. 30 alunos receberam diplomas de conclusão do ensino básico, e 46 concluíram o ensino secundário numa formação que decorreu em período pós-laboral, nas instalações da escola sede do Agrupamento de Escolas Frei Gonçalo de Azevedo.

Dirigindo-se aos formandos, o vereador da Câmara Municipal de Cascais com o pelouro da educação, Frederico Pinho de Almeida, disse: “No início, fizemos um acordo. Incentivámos na altura a que não desistissem. Porque no final valeria a pena. Não só no dia de hoje, que é um dia de celebração, como daqui para a frente. (…) Dissemos que, em contrapartida, viríamos cá entregar os diplomas com muito gosto. (…) Do vosso lado, o compromisso foi concretizado. Não desistiram, aguentaram estoicamente e com resiliência. E, portanto, é com muito gosto que estamos aqui para concretizar o nosso compromisso e entregar os diplomas.”

“Já entreguei muitos diplomas. Estes, para mim, têm um significado especial. Eu tenho um carinho especial por aquilo que são os projetos que a valorização das pessoas. Eu acho que vocês devem sentir-se orgulhosas e orgulhosos do que fizeram. Porque há uma coisa que não tem preço, que é o conhecimento. É nós sentirmos que estamos a conseguir ir mais além, e estamos a conseguir superar-nos. E o exemplo que vocês aqui deram, é um motivo de enorme satisfação e peço que se sintam orgulhosos disso”, disse o diretor do Agrupamento de Escolas Frei Gonçalo de Azevedo, o professor David Ramos.

Estes formandos, muitos deles com responsabilidades familiares e laborais, tiveram, através deste projeto, a oportunidade de realizar sonhos, concluir projetos e dar o exemplo para os mais novos, que os têm como exemplos. "Foi feito com muito esforço. Não é fácil conciliar o trabalho, os estudos, a família, a casa. Mas, por outro lado, foi bom. Muito bom.”, explicou Cristina Assunção, formanda que concluiu o 12º ano, com um enorme sorriso na cara.

“Quando nós temos perseverança, quando nós temos persistência, quando nós acreditamos em nós próprios, nós conseguimos atingir os objetivos a que nos propomos. (…) Não vale a pena não acreditarmos em nós. Todos nós temos talento. Todos nós valemos. Nós não somos só mais um que anda para aí”, contou o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, aproveitando para congratular os formandos ali presentes.

Os formandos, um a um, ao soar do seu nome, desceram da plateia e dirigiram-se ao palco para receber o diploma da conclusão desta etapa das mãos do presidente da Câmara Municipal de Cascais, do vereador da Câmara Municipal de Cascais, do diretor do AE Frei Gonçalo de Azevedo, do diretor do AE S. João do Estoril e de uma das várias formadoras que os acompanhou ao longo deste processo.

Foi um final de tarde cheio de exemplos de superação e de esforço, com música, discursos e muito companheirismo à mistura.

CMC | DCG | BN | LB

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0