CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Época Balnear 2024 - Dispositivo Municipal reúne

As 23 entidades que monitorizam e fiscalizam o litoral de Cascais reuniram hoje

Representantes das 23 entidades que compõem o Dispositivo Municipal de Monitorização e Fiscalização das praias de Cascais, reuniram esta manhã no Centro Cultural de Cascais para discutir estratégias e medidas que ajudem a garantir a maior qualidade e segurança na ida à praia no concelho durante os meses de verão.

“Todos trabalham durante o ano para que, quando chegue este período, tudo esteja a postos, para darmos a resposta que Cascais gosta e sabe dar”, disse Nuno Piteira Lopes, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, esta manhã naquela que foi a primeira de reuniões regulares do Dispositivo Municipal responsável pela monitorização e fiscalização do litoral de Cascais.

“Tudo o que se tem alcançado é fruto, não só do empenho de cada um dos elementos, mas também um empenho de todas as instituições e entidades que estão envolvidas e também no correlacionamento destas entre si”, acrescentou, por seu lado, Carlos Carreiras presidente da Câmara Municipal de Cascais, lembrando que “cada entidade tem competências legais atribuídas e deve agir dentro destas mesmas competências”.

Na reunião, foram abordados diversos temas, desde a contratação de nadadores-salvadores até a implementação de medidas de prevenção e resposta a emergências. Destacou-se também a importância do programa municipal de voluntariado jovem “Maré Viva”(ver link
, que envolverá, aproximadamente, 1100 jovens munícipes nas atividades de limpeza e apoio às praias. Em destaque esteve também o programa “Praia Acessível, Praia para Todos!”, que este ano está disponível de 17 de junho a 14 de setembro, nas praias de Carcavelos, Tamariz e Conceição, proporcionando banhos de mar em segurança para pessoas com mobilidade reduzida em cadeira anfíbia (Tiralô).

Apoio nas praias

Em Cascais, a segurança não é sazonal - graças ao protocolo contínuo entre o município e a Brave Heart, os nadadores-salvadores patrulham algumas destas praias durante todo o ano.
Durante a época balnear, a Associação Brave Heart está no terreno, assegurando a presença de 31 postos e cerca 120 profissionais nas praias do Guincho, Cresmina, Rainha, Moitas, Azarujinha, Avencas, Duquesa/Conceição/Piscina A.R., Tamariz, Poça, S. Pedro do Estoril, Parede, Carcavelos.
Além disso, em 2024, nas praias do concelho estão disponíveis recursos de emergência tais como, desfibriladores automáticos externos, kits de oxigeno-terapia, planos de ação rígidos e comunicações VHF. Veículos moto 4, equipados para assistência a banhistas e torres de vigia, completam o apoio aos banhistas na ida a praia.

Saiba tudo sobre a época balnear em Cascais aqui
 

Entidades que integram o Dispositivo Municipal:
Águas de Cascais;
Águas do Tejo Atlântico;
Agência Portuguesa do Ambiente (APA);
Associação dos Nadadores Salvadores Brave Heart;
Associação dos Nadadores Salvadores Caparica Mar;
Autoridade de Saúde do Concelho;
Autoridade Marítima Nacional;
Cascais Ambiente;
Cascais Próxima;
CMC - Cascais Jovem / DJUV;
CMC - Comunicação / DMCO;
CMC - Gabinete da Presidência;
CMC – DAM / DQAM;
CMC - Transporte / DAT;
CMC - Vereação;
Praia Viva - Associação de Concessionários;
Corpos de Bombeiros;
Guarda Nacional Republicana;
Polícia de Segurança Pública;
Polícia de Segurança Publica - Segurança de Transportes Públicos;
Polícia Municipal;
Serviços de Estrangeiros e Fronteiras;
Serviço Municipal de Proteção Civil.

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0