CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Época Balnear Cascais 2023

9 das 11 praias de Cascais contam com vigilância a partir de 28 de abril

A partir de 1 de Maio e até 15 de Outubro todas as 11 praias do concelho de Cascais têm vigilância assegurada. No entanto, e face à vaga de calor que já se instalou, a partir de hoje, 28 de abril, a vigilância está garantida em 9 das 11 praias de Cascais. Avencas e Cresmina são as praias que só terão vigilância a partir de 1 de maio.

A cerimónia oficial de abertura de época balnear decorreu esta sexta-feira, 28 de abril, na Praia do Tamariz, num encontro entre as várias entidades do Dispositivo Municipal de Sensibilização e Fiscalização da Época Balnear de Cascais.

Praias Vigiadas e Seguras

As 13 praias balneares de Cascais vão contar com mais de 54 nadadores-salvadores, grande parte da Associação Brave Heart, equipados com desfibrilhadores automáticos externos, planos rígidos, comunicações VHF, veículos moto 4 equipadas para assistência a banhistas, entre outros.

A Estação Salva-Vidas de Cascais também continua a funcionar 24 horas por dia e conta com nove tripulantes, enquanto a Polícia Marítima de Cascais terá 18 elementos no terreno equipados com três viaturas TT, uma Moto 4x4, uma embarcação e uma moto de água. Já no âmbito do projeto SeaWatch, há duas viaturas TTAMAROK e quatro militares nadadores-salvadores que asseguram, principalmente, a vigilância das praias não vigiadas. O projeto Praia Segura também volta a Cascais e vai realizar a vigilância apeada das zonas costeiras com militares da marinha portuguesa. GNR, PSP e Polícia Municipal estão entre as várias entidades contribuem para um verão mais seguro nas praias do concelho.

Saliente-se que, ao longo de todo o ano, seis praias de Cascais contam com a vigilância dos nadadores-salvadores: Praias da Conceição, Duquesa, Moitas, São Pedro do Estoril, Parede e Carcavelos. 

Bandeira Azul em 11 praias

Este verão o munícipio volta a hastear este galardão em 11 praias balneares do concelho. A bandeira azul é uma distinção atribuída anualmente pela Fundação para a Educação Ambiental a praias e marinas que cumpram um conjunto de requisitos de qualidade ambiental, segurança, bem-estar, infra-estruturas de apoio, informação aos utentes e sensibilização ambiental. (Ver aqui)

Maré Viva já tem as inscrições abertas

Os voluntários Maré Viva vão continuar a cuidar das nossas praias este verão. São uma das imagens de marca da Época Balnear em Cascais e, para muitos, é aqui que têm uma primeira experiência de voluntariado. O programa é destinado a jovens com idades entre os 12 e os 30 anos, que residam ou estudem no concelho. Ajudam a vigiar a praia, apoiam na prestação de primeiros socorros, na limpeza e manutenção dos areais e zonas de acesso, prestam informações, entre outras funções. Aqui aprendem a trabalhar em equipa enquanto contribuem para criar uma praia melhor.

Inscrições aqui

"Praia Acessível, Praia para Todos"

Conceição, Moitas, Tamariz, Poça e Carcavelos são as praias mais acessíveis de Cascais. Além de cumprirem com os requisitos obrigatórios do programa "Praia Acessível, Praia para Todos," estes espaços contam com bebedouros adaptados, folhetos informativos em Braille, áudio guia no painel de praia através de QR Code e Área de sombra reservada no areal.

A partir de 15 de junho, as praias de Carcavelos, Tamariz e Conceição, contam ainda com o apoio de jovens voluntários Maré Viva com formação específica para apoiar pessoas com mobilidade reduzida na ida banhos em cadeira anfíbia (Tiralô). Este serviço encontra-se disponível até 15 de setembro, das 9h às 19h. Nas praias da Poça e Moitas tem ainda disponível uma cadeira de passeio para crianças no areal (Buggy) no posto de informação.

Monitorização da Qualidade da Água

Durante a época balnear Cascais monitoriza a qualidade das águas das praias todas as semanas, com análises complementares às da Agência Portuguesa do Ambiente. As análises podem ser consultadas por praia aqui, na página da referida agência ou nos painéis de praia. (Saiba mais aqui)

Jornada Mundial da Juventude

Tudo pronto para mais uma grande Época Balnear em Cascais, que este ano espera ainda mais visitantes com a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.

“O grande desafio que nos espera este ano é a JMJ, com 60 a 70 mil jovens a dormir em Cascais e a passar aqui as manhãs e tardes quando não houver programa em Lisboa,” salientou Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais.

O concelho está a preparar-se para receber quase 200 mil jovens que possam escolher Cascais para vir à praia e por isso é importante organizar uma megaoperação. As equipas deste dispositivo já estão a preparar este aumento de afluência às praias, prevendo o reforço de nadadores-salvadores, vigilância e limpeza nas semanas de 24 de julho a 6 de agosto.

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0