CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Escola Secundária de Carcavelos “move-se por valores”

Exposição sobre valores e ética no desporto já percorreu várias escolas do país

Esta quarta-feira, 8 de fevereiro, foi inaugurada a exposição “Move-te por valores”, na Escola Secundária de Carcavelos.

Pelas mãos do presidente da Câmara Municipal de Cascais, foi descerrado o novo elemento da exposição que já percorreu várias escolas do país, no âmbito do Plano Nacional de Ética no Desporto em parceria com o projeto “Escola Embaixadora do Parlamento Europeu”.

A exposição pretende divulgar e promover a ética no desporto através de testemunhos e histórias vivenciadas por atletas e individualidades. Procura ainda sensibilizar para a importância de valores no desporto, como fair play, respeito, tolerância, entreajuda, disciplina, entre outros.

"A exposição insere-se no projeto "Escola Embaixadora do Parlamento Europeu", associado ao desporto, também. O próprio título "Move-te por Valores", apela, de facto, aos valores, à ética, à cidadania. E, portanto, se somos cidadãos europeus, devemo-nos mexer em diversos aspetos e, no que diz respeito ao desporto, isso é notório e nós temos exemplos extraordinários...", explicou Paula Fernandes, professora responsável pelo projeto na Escola Secundária de Carcavelos.

Em cada escola que passa, a exposição ganha um novo elemento, sob a forma de uma história de alguém que representa valores e ética no Desporto. Para marcar este testemunho do atleta, entre cada escola e cada exposição são passados dois testemunhos, como nas provas de estafetas, que representam a competição e a cooperação.

A Escola Secundária de Carcavelos juntou Carina Paim a nomes como Rosa Mota e Nelson Mandela, que haviam sido testemunhos escolhidos por outras escolas anteriormente.

Carina Paim é atleta paralímpica da modalidade de atletismo, tendo sido campeã europeia de 400m em Berlim 2018. Depois de uma lesão, participou nos Mundiais do Dubai, onde alcançou a medalha de bronze e a qualificação para os Jogos Paralímpicos de Tóquio. Após mais uma lesão, a sua performance ficou, novamente, condicionada. Mas, o que a lesão não foi capaz de condicionar foram os seus sonhos e os seus valores. No final da prova prestou ajuda a outra atleta, recebendo o Prémio de Ética Desportiva, por parte do Panathlon Clube de Lisboa.

“Sinto me contente por receber este carinho em relação aos valores que tento transmitir à sociedade, tanto no desporto como no meu dia-a-dia e sinto que é um passo para começarmos a ter mais atitudes destas tanto no desporto como na vida das pessoas”, disse a atleta.

Carina foi aluna do Agrupamento de Escolas de Carcavelos, onde se revelou uma aluna do Quadro de Excelência e onde recebeu o Diploma de Valor, pela ajuda e solidariedade que sempre prestou aos colegas.

CMC | DCG | AG | BN

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0