CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Escolas de Cascais vão “Ginasticar a Brincar”

Programa pioneiro incentiva a prática regular de atividade física.

O programa “Ginasticar a Brincar”, destinado ao desenvolvimento motor dos alunos do 1º ciclo das escolas públicas do Concelho, teve início este mês, e procura contemplar todas as turmas de 1º ano em Cascais.

Cada turma terá 10 aulas de desenvolvimento motor, dinamizadas no espaço da escola, enquadradas por professores de educação física. Para poder chegar a todos as escolas, o programa divide-se em dois blocos:

- I Bloco – de 9 de janeiro a 4 de abril 2023
- II Bloco – de 16 de abril a 29 de junho 2023

…E aquilo que nós quisemos através do programa Ginasticar a Brincar foi dar uma oferta desportiva a estas crianças que são uma geração COVID. É para nós muito importante dar uma oferta desportiva enquadrada, devidamente acompanhada por profissionais e, podermos assim, aumentar a nossa oferta desportiva às crianças das escolas do nosso Concelho”, disse o Vereador da Câmara Municipal de Cascais, Francisco Kreye.

O “Ginasticar a Brincar” pretende promover a aprendizagem dos conteúdos contemplados nos currículos do ensino básico, relativamente ao desenvolvimento físico e motor. Para além disso, procura estimular hábitos de vida saudável e a prática de atividade física regular nas crianças, contribuindo para o seu bem-estar e saúde ao longo da vida.

Há menos brincar na rua, menos subir às árvores, há menos estimular de determinado tipo de exercícios e atividades e, portanto, o Ginasticar a Brincar tem também essa mais valia que é promover, não só, a atividade física, mas também promover a coordenação motora de jovens do 1º ciclo, e neste caso de 1º ano”, explicou Frederico Pinho de Almeida, Vereador com o pelouro da Educação.

Para as crianças, este programa oferece também novas formas de explorar a atividade física e o desporto na escola:

Muitas crianças não têm oportunidade de fazer desporto fora da escola. Só fazem desporto aqui mesmo com as professoras titulares e é sempre muito bom receber estes professores que têm outras dinâmicas diferentes, que trabalham em colaboração com os nossos professores titulares, ajudam e acabam por fazer com que nas próximas aulas já se desenvolva aquilo que foi aprendido”, contou Rita Zuzarte, Adjunta da Direção do Agrupamento de Escolas da Parede.

Este programa será implementado nas 43 escolas públicas do Concelho, abrangendo 58 turmas e cerca de 1260 alunos.
Saiba quando o programa será implementado em cada escola aqui.

 

CMC | DCG | PR | LB

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0