CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Espanha traz "Rendição" ao Centro Cultural de Cascais

Festival "Mostra Espanha" estreita laços culturais com Cascais

Na continuidade de uma programação que mostra o que de melhor se faz em Espanha, no campo cultural e, das artes, em particular, o Bairro dos Museus apresenta mais uma importante artista espanhola. "Rendição" de Nuria Vidal  é a nova exposição no Centro Cultural de Cascais, para ver a partir a partir deste sábado, 9 de outubro, até janeiro de 2022.

"Já há alguns anos que temos vindo a manter a manter uma colaboração com a Embaixada de Espanha no âmbito da "Mostra Espanha"  e aqui estamos mais uma vez no âmbito dessa pareceria a apresentar uma belissima e talentosa pintora espanhola, com uma obra extremamente delicada, subtil, com um trabalho de depuração muito grande que, certamente, há-de agradar a quem nos vier visitar", garante Salvato Teles de Menezes, presidente da Fundação D. Luís I. 

A "Rendição" vinda de Espanha

Nas palavras de Nuria Vidal: “O momento e a situação em que a obra foi pintada circunscrevem-se à minha residência na ilha de Lanzarote. As pinturas estão marcadas pela aceitação de ter que me mover dentro de limites. Aceitar estas barreiras, mover-me dentro delas, ampliou o meu campo de ação e levou-me, ao mesmo tempo, a um generoso mundo de introspeção e despertar”. 

São 52 pinturas que retratam a metamorfose ou transfiguração, “na qual o negro passa ao branco ou à cor, e a forma ao plano ou ao vazio”, que representam um ciclo que inicia uma “viagem pessoal de introspeção e indagação, através da obra monocromática”.

Rendição tem que ver com o momento em que decido renunciar a determinadas coisas dentro do trabalho de pintura, para permitir que ocorram outras dentro da minha Pintura, dentro da minha forma de entender. Por exemplo, permitir que os erros ocorram, permitir que a tinta escorra", sublinha, ainda, a artista.  

Esta exposição deve-se à colaboração da Fundação D. Luís I, com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, e do Ministério da Cultura e Desporto de Espanha, com o apoio da Embaixada de Espanha, no âmbito da programação do Bairro dos Museus e da Mostra Espanha.

Agradeço muito a Cascais, à Câmara Municipal e à Fundação D. Luís I, porque é uma ótima oportunidade para dar projeção à cultura espanhola para além de Lisboa e Porto e em cidades que, como Cascais, têm um peso cultural muito relevante", afirma a Embaixadora de Espanha, Marta Betanzos Roig, presente na inauguração da exposição.  


Sobre Nuria Vidal | Nasceu em Madrid, formou-se em Belas Artes pela Universidade Complutense de Madrid, na especialidade de gravura. Diversas bolsas de estudo permitiram à pintora estabelecer-se em vários países europeus, onde aprofundou a sua pesquisa artística em pintura e gravura.

Sobre a Mostra de Espanha |Festival bienal da cultura espanhola, que apresenta um programa de atividades culturais promovido pelo Ministério da Cultura e Desporto de Espanha, com o objetivo de mostrar o dinamismo e a criatividade das indústrias culturais espanholas, de forma a proporcionar experiências de diálogo cultural entre Portugal e Espanha que permitam a criação de projetos comuns no futuro.  A organização é da Subdireção-Geral de Relações Internacionais e União Europeia do Ministério da Cultura e Desporto de Espanha, numa parceria com a Embaixada de Espanha em Portugal e com o apoio da Acción Cultural Española (AC/E) e do Instituto Cervantes de Lisboa. A Mostra Espanha conta ainda com o apoio do governo português e decorre em 20 cidades portuguesas, até dezembro de 2021.

Paula Lamares | CMC
 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0