Está aqui
Está aberta a época dos Programas de Voluntariado Jovem em Cascais




















Natura Observa, Maré Viva, Férias na Desportiva, Cultura Social, Cultura no Bairro e Locals mantêm-se como Programas de Voluntariado Jovem em Cascais de uma época que foi, esta segunda-feira, oficialmente aberta, numa cerimónia que teve lugar na piscina oceânica da praia do Tamariz.
No entanto, este ano, e porque Cascais é Capital Europeia da Juventude, há uma novidade: o Locals XS. Destinado aos mais jovens, entre os 12 e os 14 anos, este programa tem como objetivo contribuir para o bem-estar geral e segurança dos utentes dos Transportes Ferroviários do concelho e a prestação de informação geral ao visitante de Cascais, estando inserido no Locals.
Nesta edição de 2018, verifica-se um aumento significativo de jovens voluntários. Em 2017 participaram cerca de 1850 jovens que dedicaram aproximadamente 284.173horas a diversas causas, este ano vão ser cerca de 2700 jovens a contribuir com um serviço para a comunidade nos sete programas de voluntariado.
A Comissária da Capital Europeia da Juventude, Catarina Marques Vieira, acredita que este “é um ano especial, a juventude reina em Cascais e ter um evento que integra tantos jovens participantes no Programa de Voluntariado Jovem é um exemplo a nível europeu, um marco extraordinariamente importante para Cascais”.
No âmbito de Cascais – Capital Europeia da Juventude 2018, criou-se o grande programa de Educação para a Cidadania e Responsabilidade Social, GIVE ME 4, destinado aos jovens dos 12 aos 25 anos. Com a intenção de fazer despertar o gosto pelo voluntariado e pelo trabalho em prol da Comunidade, vão trocar-se quatro horas de voluntariado por um bilhete para o festival de música GIVE ME 4, que terá lugar a 12 de agosto, às 21h00 no Parque Marechal Carmona, que contará com atuações de Gabriel o Pensador, HMB e Pedro Vaz.
O Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, destaca que o objetivo principal destes Programas de Voluntariado Jovem é fomentar o voluntariado, a participação e a cidadania jovem e confessa que os jovens cascalenses são um grande orgulho, mas refere, ainda, outros propósitos desta iniciativa: “este é o maior programa de voluntariado jovem do País que serve não só como primeira linha no currículo, mas também promove a coesão social do concelho, porque integra jovens de todos os estratos sociais, religiões e etnias que formam equipas e tem uma preocupação ambiental muito grande”.
No sentido de garantir a mobilidade dos jovens voluntários a Câmara Municipal de Cascais estabeleceu parcerias com a MobiCascais, Scotturb, CP e Toyota. SJ